Nessa segunda-feira (14), os alunos da rede estadual do Maranhão voltaram às aulas, por meio do ensino 100% presencial, e sem precisar apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19.
O subsecretário de Educação, Danilo Moreira, visitou o Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, no bairro Cohab Anil 3, e conversou com a reportagem do Jornal Pequeno.
De acordo com o subsecretário, o retorno às aulas 100% presenciais acontece em todos os 217 municípios do estado. Há, no entanto, o retorno escalonado: ontem as aulas foram apenas para as turmas do terceiro ano do ensino médio; hoje (15), acontece o retorno das aulas para as turmas do segundo ano do ensino médio; e, amanhã (16), para os alunos do primeiro ano do ensino médio.
“O escalonamento nos permite realizarmos o acolhimento desses alunos nas unidades de ensino. E, além disso, temos a oportunidade de explicar aos estudantes os protocolos sanitários, que são o uso de máscara, uso de álcool em gel, distanciamento e o não compartilhamento do material escolar. Alunos com sintomas gripais devem permanecer em casa, até que esteja recuperado”, informou Danilo Moreira.
Danilo disse que não há a exigência do comprovante de vacinação. Já a diretora do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, Lucineide Marques, informou ao JP que, no momento da matrícula, o documento foi solicitado aos pais dos alunos, porém como controle.
“A escola está adaptada, conforme os protocolos sanitários. Temos aqui cerca de 400 alunos do ensino médio. Cada sala com 35 estudantes. Aulas 100% presenciais”, informou Lucineide Marques
“O estudante que não tomou o imunizante até o momento, o motivo pode estar em alguma dificuldade de comunicação, e o ambiente escolar ajuda-o a tomar a decisão de ser imunizado. Por isso, acreditamos que nos casos de alunos não vacinados este quadro será revertido”, disse Danilo Moreira.
NOVO ENSINO MÉDIO
Neste ano, o governo do Maranhão está implementando o Novo Ensino Médio. Segundo o subsecretário, trata-se de um novo currículo pedagógico, que valerá apenas para quem está iniciando no ensino médio, ou seja, começando em 2022 o primeiro ano desta modalidade de ensino.
“Quem está no segundo e terceiro ano do ensino médio vai concluir o currículo antigo. O que muda é que será inclusa a disciplina ‘projeto de vida’, que é preparar o estudante para sua carreira profissional”, informou Danilo. Haverá também as disciplinas eletivas, que serão de aprofundamento.