Publicidade
Carregando anúncio...

Educação: resultados dos vestibulares de diferentes universidades e instituições de ensino

O início de ano é sempre marcado por uma fase de transição na vida de muitos jovens ao redor de todo o país

Fonte: Da redação

 

O início de ano é sempre marcado por uma fase de transição na vida de muitos jovens ao redor de todo o país: a conclusão do ensino médio e o ingresso em uma universidade ou instituição de ensino superior.

Para muitos estudantes este momento pode ser extremamente delicado e recheado de novos desafios, visto que é a hora de decidir uma trajetória profissional e, geralmente, uma mudança que envolve os primeiros contatos com o mundo real.

Recentemente, diversas universidades estão divulgando os resultados de seus vestibulares do ano passado. Ontem mesmo, dia 9, a UNESP divulgou os aprovados em terceira chamada para realização da matrícula virtual.

Além disso, várias outras instituições de ensino estão divulgando ou próximas do momento de divulgação de resultados e de suas listas de aprovados no vestibular.

A prova do vestibular é notoriamente conhecida como uma prova exaustiva e complexa em termos de quantidade de matérias e disciplinas que ocorrem nas provas, independentemente da instituição de ensino em questão.

São cobrados diversos conteúdos de todas as disciplinas vistas no ensino médio e, além disso, é também cobrada a realização de uma prova de redação que, geralmente, pode ser a chave para o sucesso na prova.

Isso ocorre porque, além de ser uma das etapas mais difíceis da prova pelo fato de cobrar de forma prática vários conceitos de gramática, como diferenças entre texto descritivo subjetivo e objetivo, formatos textuais, concordância e elaboração de ideias; a redação é responsável por uma grande porcentagem da nota final do candidato.

Com este contexto em mente, vamos analisar juntos algumas universidades que divulgaram suas listas de aprovados e resultados recentemente.

O ENEM e o acesso às universidades federais do país

Uma das ferramentas de acesso ao ensino superior mais utilizadas pela população jovem do país é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que garante acesso à diferentes universidades federais ao redor do Brasil, como:

 

  • UFMA
  • UFBA
  • UFRJ
  • UFMG
  • UFMS

Anteriormente vimos como a redação pode ser um fator chave para a classificação de um candidato no vestibular. No ENEM esta realidade não é diferente, sendo que sua redação é um clássico exemplo de texto descritivo em relação à algum problema enfrentado no país.

Ainda é necessário que o candidato proponha uma solução para o problema tratado na prova do ENEM. Nesta última edição, por exemplo, o tema foi a Invisibilidade e o Registro Civil no país.

Porém, o foco é nos resultados do ENEM, que foram divulgados recentemente, e em como os candidatos podem utilizar sua nota para ingressar em instituições de ensino superior.

Para isso, os estudantes precisam realizar cadastro no SISU, o Sistema de Seleção Unificada e ter uma nota superior à nota de corte do curso desejado na instituição desejada.

Além disso, o SISU possui convênio com diversas universidades particulares no país e algumas universidades no exterior também, como a Universidade de Coimbra em Portugal.

Antecipação da divulgação dos resultados da Unicamp

Outra grande universidade do país que divulgou seus resultados recentemente foi a Universidade de Campinas, uma das mais bem conceituadas de todo o Brasil.

O resultado que estava previsto para ser divulgado apenas na segunda-feira (14) foi antecipado e divulgado dia 10, de modo que os aprovados devem fazer matrícula entre os dias 15 e 17.

A Unicamp é conhecida por ter uma das provas de vestibular mais difíceis do país e uma das mais versáteis também, adotando diversos modelos de redação e tipos textuais em sua prova, não apenas a clássica dissertação vista na maior parte das provas.

No entanto, a Universidade de Campinas é um pólo tecnológico e educacional, abrigando estudantes de todo o país e até intercambistas para realização de pesquisas nas dependências da universidade.

Para os alunos que não foram aprovados nesta primeira convocação para a matrícula, haverá outras chamadas no final de fevereiro e início de março, respectivamente.

Terceira chamada da UNESP e a reopção por vagas remanescentes

Outra instituição de ensino superior que está divulgando suas listas de aprovados aos poucos é a Universidade Estadual Paulista, a UNESP, cuja terceira lista para convocação de aprovados foi divulgada dia 9.

Juntamente com os aprovados em terceira chamada, a Universidade Estadual Paulista também divulgou a possibilidade de reopção de cursos que possuíam vagas remanescentes, para alunos não classificados.

Este fenômeno é extremamente comum em diversas instituições, que desde a inscrição para o vestibular exigem a escolha de uma segunda opção de curso, caso o inscrito não consiga se classificar para o curso desejado.

Por fim, o ingresso no ensino superior, independentemente da instituição de ensino, é responsável por qualificar profissionais em diversas áreas e é responsável também por transformar a realidade de um município, ou estado, através de pesquisa e investimentos. Confira algumas dicas para melhorar o a ambiente de estudos.

Fechar