Residência Terapêutica II celebra aniversário de moradores

A ação tem o intuito de manter equilibrada a saúde mental dos acolhidos.

Fonte: Manoel Antonio Xavier

Nessa quinta-feira, 17, a Casa  Residência Terapêutica II, situada no bairro do Monte Castelo, em São Luís, comemorou o aniversário de dois moradores, ambos residentes na unidade assistencial há oito anos.

Aniversariantes da Residência Terapêutica receberam os cumprimentos pela passagem da data (Foto: Divulgação)

A ação tem o intuito de manter equilibrada a saúde mental dos acolhidos. Segundo a enfermeira Andressa Castro Rodrigues, coordenadora da Casa Terapêutica II, a iniciativa eleva bastante a autoestima do paciente aniversariante.

“O intuito desse evento é de comemorar o aniversário, a gente realiza todos os meses de cada aniversariante. Este mês é um mês diferente, porque a Amparo está fazendo 50 anos e o Antônio Silva, 54 anos.  É fevereiro, é carnaval, mas estamos em pandemia, então o que a gente pode fazer? Chamamos uma bandinha para cantar o que eles gostam e para eles se divertirem, e não passarem esta data tão importante em branco. Isso ajuda principalmente uma mulher elevar sua autoestima, já que mora anos e anos em uma residência terapêutica”, ressaltou Andressa Castro Rodrigues.

A ação tem o intuito de manter equilibrada a saúde mental dos acolhidos (Foto: Divulgação)

Ao lado dos outros acolhidos, os pacientes cortaram o bolo e receberam os cumprimentos pela passagem da data, num clima de harmonia e fraternidade.

Momento de alegria para a aniversariante Amparo (Foto: Divulgação)

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS 

As residências terapêuticas são casas de moradia destinadas ao acolhimento das pessoas portadoras de transtornos mentais, que permanecem por longas internações psiquiátricas, e ficam impossibilitadas de retornarem às suas famílias de origem. Na maioria dos casos, são pessoas abandonadas pelos familiares nas clínicas psiquiátricas.

A figura da Residência Terapêutica surgiu no bojo da criação do Sistema Único de Saúde – SUS, mas, somente no ano de 2000, através da Portaria/GM de n.º 106 foi iniciada suas instalações. Sua função primordial é a desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.

No país, até a presente data, já foram montadas 470 residências terapêuticas, das quais três funcionam em São Luís, pertencentes à rede estadual de saúde do Estado, gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa). Por questão de logística e praticidade, todas estão localizadas próximo do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues no bairro do Monte Castelo.

Fechar