Deputado propõe comprovante de vacinação nas eleições 2022

Eleitores terão de apresentar comprovante de imunização contra Covid-19 ou teste PCR negativo, emitido 48h antes do dia da votação.

Fonte: Redação/Assessoria

O deputado federal Rubens Pereira Jr (PCdoB/MA) apresentou à Mesa Diretora da Câmara, na última semana, o Projeto de Lei nº 298/2022. O dispositivo estabelece a obrigatoriedade de apresentação de comprovante vacinal contra Covid-19 ou teste PCR, emitido com até 48 horas, para votar nas eleições de 2022.

De acordo com Rubens Jr, a ideia não é obrigar as pessoas a se vacinarem. “Quem não quiser vacinar terá de apresentar o teste para provar que não está com Covid. Não queremos que ninguém contaminado participe do processo de votação e contamine outras pessoas”, afirmou o deputado.

Ao comentar as eleições de 2020, o parlamentar argumenta que não haviam vacinas disponíveis à época. “Hoje em dia a exigência do comprovante de vacinação é muito comum, então é razoável que tenha nas eleições também. Esta é uma medida sanitária que pode salvar vidas”, disse Rubens Jr.

Desde 2019, foram registradas mais de 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Na última quarta-feira (17), o país ultrapassou mil mortes em 24 horas. Em meio à desinformação e fake news, a sociedade levanta dúvidas sobre a Ciência e a eficácia da imunização. Apesar disso, as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fechar