Beach Tennis vem crescendo em São Luís

O interesse pela modalidade cresceu no Brasil

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – O beach tennis (BT – ou tênis de praia) esporte italiano derivado do frescobol, chegou ao Brasil por volta de 2008 e vem crescendo em São Luís, com clubes voltados para a modalidade esportiva. A prática tem se tornado um meio interessante para a promoção de um estilo de vida mais ativo, dentro do modelo de saúde que atende às necessidades biopsicossociais dos praticantes.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física de uma faculdade particular, Alanna Santiago, dentre os principais benefícios da prática observa-se a melhora da atenção e concentração, velocidade de reação e socialização. “O Beach Tennis, é uma boa opção para quem deseja aumentar o gasto energético de forma divertida. Além disso, fortalece membros inferiores, superiores e o abdômen, ao mesmo tempo em que melhora a capacidade respiratória. Além disso, realizar exercícios na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular, por conta de sua intensidade e dinâmica”, comenta.

A especialista explica que o BT é acessível a todas as idades, mas ressalta a importância do acompanhamento de um especialista para que os praticantes aprendam de forma segura e eficiente as técnicas e estratégias de jogo.

O beach tennis, assim como qualquer outra atividade, também pode ser um bom aliado no combate à depressão e para a diminuição do estresse e ansiedade.

A regra é clara

Seguindo o regulamento da confederação Brasileira de BT (2020), sozinhos ou em duplas os jogadores disputam o melhor de 3 sets e até 4 games.  Em caso de empate em 3×3, joga-se um tie-break até 7 pontos. Em caso de empate em sets 1-1, o terceiro set será disputado em um match tie-break de até 10 pontos. Em todos os games, caso aconteça empate em 40×40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem). Mas quando a motivação dos jogadores é a diversão e o lazer, a adaptação das regras com certeza é válida.

Fechar