Maranhão zera a fila de espera para radioterapia

Até o ano de 2014, a Rede Estadual de Saúde não oferecia o serviço, de acordo com o Governo do Estado.

Fonte: Redação/Assessoria

O Governo do Maranhão informou que, com os investimentos feitos em serviços de assistência oncológica, nos últimos anos, a fila de espera para tratamento de radioterapia foi zerada no estado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que, até o ano de 2014, a Rede Estadual de Saúde não oferecia o serviço de radioterapia.

“A partir de 2015, iniciamos a implantação de uma rede para atender esses pacientes, oferecendo esse serviço em Imperatriz, Caxias e São Luís. Hoje, com o contrato que fizemos com o Hospital São Domingos e as novas máquinas que estão em funcionamento no Hospital Aldenora Bello, conseguimos zerar completamente a fila”, destacou o secretário.

O primeiro passo para a implantação da rede para atender os pacientes com radioterapia foi dado no ano de 2015, quando a SES realizou um contrato com a clínica Oncoradium na cidade de Imperatriz. A partir daí a rede foi ampliada, com o início do contrato com o Hospital São Marcos, em Teresina – PI, para atender pacientes da cidade de Caxias e dos demais municípios que compõem o Leste Maranhense.

Para zerar completamente a fila de espera, que era de cerca de 800 pacientes que necessitavam fazer sessões de radioterapia, foi realizado, em São Luís, um contrato com o Hospital São Domingos, para que a unidade realizasse o serviço de radioterapia para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, no mês de janeiro deste ano, o Governo do Estado em parceria com a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, entregou oficialmente a expansão do setor de Radioterapia da unidade que, agora conta com dois novos aceleradores lineares.

Dessa forma, após descobrir a doença, o paciente não precisa mais aguardar os 60 dias preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da assinatura do laudo patológico, já se inicia imediatamente o tratamento.

“É uma vitória para nós e para todos aqueles que têm enfrentado essa difícil batalha contra o câncer. O tratamento digno e qualificado é o primeiro passo para que as pessoas possam vencer a doença”, concluiu Carlos Lula.

Fechar