Estatística da secretaria de Segurança mostra redução de crimes violentos na Grande São Luís

Queda no mês de fevereiro foi de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Redação/Assessoria

As ocorrências de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís reduziram no mês de fevereiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 7,6%, de acordo com estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), que apontou 28 registros em fevereiro de 2021, reduzindo para 26, no mesmo mês este ano.

As mortes violentas são ocasionadas pelos crimes de homicídio, lesão corporal com morte e latrocínios (roubo seguido de morte), que integram o grupo de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). “A diminuição destes casos reforça a eficiência do plano de ação periódico, executado pelos grupamentos policiais do Maranhão”, destacou a SSP-MA.

“Este conjunto de crimes é considerado uma das maiores barreiras para contenção da violência, sendo que sua redução impacta também na contenção da criminalidade de forma geral”, pontua o titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado George Marques.

Segundo o delegado, as investigações destes casos se aprimoraram com a criação da superintendência, em 2015. “Atualmente, todos os casos deste grupo crimes são investigados e têm o inquérito instaurado. Um ciclo investigativo que contribui para a redução dos casos”, explica.

Outro fator é o trabalho integrado e o compartilhamento de informações entre as demais unidades da Polícia Civil e, também, com a Polícia Militar, completou a SSP-MA.

Fechar