Unidade Sesc Saúde Mulher chega a Alcântara com exames gratuitos

A solenidade que marca o início dos trabalhos na cidade acontece nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher

Fonte: Com informações da assessoria

ALCÂNTARA – O município de Alcântara receberá um reforço para os serviços de saúde com a instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. A solenidade que marca o início dos trabalhos na cidade acontece nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 9h30, na Unidade Básica de Saúde Nayres da Cruz Rodrigues. Ofertando atendimento totalmente gratuito à população feminina, serão realizados 20 exames clínicos das mamas e 20 de prevenção do câncer de colo do útero até o dia 20 de abril, além de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva.

Mulheres na faixa etária de 20 a 64 anos interessadas nos exames preventivos de citologia oncótica (exame preventivo do câncer de colo do útero), e as com idade entre 50 e 69 anos que buscam a realização da mamografia deverão agendar previamente seu atendimento nas Unidades Básicas de Saúde apresentando cópias e originais de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. A realização dos exames acontece de segunda a sexta, nos seguintes horários: Segunda, das 8h às 12h30 e das 13h às 18h; de terça a quinta, das 7h30 às 12h30 e das 13h às 18h e sexta, das 7h30 às 11h30 e das 12h às 15h. Para mulheres fora da faixa etária indicada, é necessário encaminhamento médico.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados por laboratório regional.

Integrando a rede nacional de prevenção e cuidados voltados à Saúde da Mulher e em funcionamento no Maranhão desde 2018, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu vários municípios do Maranhão, registrando desde então mais de 10 mil atendimentos entre exames preventivos e mamografias, além das ações educativas.

Fechar