Residências Terapêuticas promovem tarde especial para celebrar o Dia da Mulher

Foi promovida uma oficina de produção de telas, confeccionadas pelas próprias moradoras.

Fonte: Redação

O mês da mulher chegou, e com ele a necessidade de reforçar a coragem, força e sensibilidade que movem o universo feminino. Foi com esse intuito que as Casas Terapêuticas 1, 2 e 3, que acolhem e mantém pacientes egressos do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, realizaram a uma tarde especial para as moradoras, nesta terça-feira, 8 de março.

Moradoras das Residências Terapêuticas tiveram momentos de muita descontração (Foto: Divulgação)

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as Casas terapêuticas promoveram uma Oficina de produção de telas, confeccionadas pelas próprias moradoras.

Durante a ação, foram promovidas atividade pedagógicas, trabalhando a importância do Dia Internacional da Mulher em suas diferentes profissões, e com isso explorar a imaginação e a criatividade das moradoras.

Para a coordenadora da Residência Terapêutica II, Andressa Castro, a iniciativa ajuda as mulheres a terem uma percepção de um momento da vida delas que foi interrompido por questões que fugiram às suas capacidades: “A ideia é promover para essas moradoras uma ideia de convívio social. Elas ficam dias e dias dentro de casa, e com isso, podemos proporcionar a elas, que tiveram um corte na vida de mulher, de dona de casa, profissional, um dia diferente”, frisou.

Residências terapêuticas promoveram tarde especial para celebrar o Dia da Mulher (Foto: Divulgação)

Muitas das moradoras são alfabetizadas, e a ação das Residências Terapêuticas ajudar a melhoras os estímulos que existem dentro de cada uma, já que não podem frequentar uma sala de aula.

“Esse tipo de atividade ajuda a desenvolver as habilidades que elas possuem, mas que ficaram esquecidas. Então, com a ajuda da terapeuta, elas pintam telas, com atividades que mostram as profissões das mulheres, as diferenças, o porquê de ser uma mulher independente. Mostrar a elas que a mulher pode ser empoderada em qualquer situação”, completou Andressa Castro.

Decoração elaborada pelas próprias moradoras (Foto: DIvulgação)

Coordenadora da Residência Terapêutica I, a enfermeira Bruna Santana destacou o interesse das nove moradoras que participaram das atividades: “Aproveitamos o dia para reuni-las e reproduzir os trabalhos que elas já fazem, a dois ou três dias da semana, como pintura e artesanato. Desta forma, elas se sentem úteis, com as habilidades delas expostos para decorar a própria sala”, frisou.

Moradoras que participaram das atividades de pintura (Foto: Divulgação)

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher terão prosseguimento nesta quinta-feira, 10, com uma sessão de ginástica laboral, com moradoras e profissionais mulheres das residências terapêuticas estaduais. A programação ainda reservará um momento de ventosaterapia, massagem relaxante e limpeza de pele. A tarde de cuidados será finalizada com um lanche especialmente preparado para as moradoras.

As Residências Terapêuticas I II e III são unidades de Saúde estaduais gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), localizadas no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Fechar