Senai-MA inicia novas turmas do Programa de Aprendizagem Industrial em Gestão

No total, 45 alunos serão capacitados nos cursos de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Quarenta e cinco jovens com idade entre 15 e 22 anos iniciaram essa semana o Programa de Aprendizagem Industrial em Gestão nas ocupações de assistente administrativo e assistente de recursos humanos. As aulas paras novas turmas estão sendo ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do Senai no Distrito Industrial, em São Luís.

Os cursos são totalmente gratuitos e têm a duração de 1.600 horas, que serão distribuídas entre aulas teóricas no Senai e práticas nas empresas. O objetivo é que os alunos tenham a chance de vivenciar o dia a dia do mercado de trabalho e, quem sabe, futuramente, conquistar uma vaga no quadro de empregados da empresa, após a conclusão da formação.

As novas turmas do Programa de Aprendizagem Industrial atendem às cotas de aprendizes de 10 empresas instaladas no Maranhão: Santa Cruz Engenharia, Makra Engenharia, Fertilizantes Tocantins, Moinhos Cruzeiro do Sul, Tegram, Transnordestina, Piacentine do Brasil, Heineken, Dimensão Engenharia e Aca Brasil.

Durante os cursos, o aprendiz será acompanhado por um instrutor que assumirá a função de mentor, contextualizando para o mundo do trabalho o que o aluno aprende enquanto é formado. No programa de formação profissional, os estudantes assinam um contrato especial de trabalho com as empresas contratantes, com duração aproximada de 12 meses, com carteira assinada.

EMPREGABILIDADE EM ALTA – Dados de 2020 revelam que 6 a cada 10 ex-alunos dos cursos de aprendizagem estavam empregados um ano após a conclusão da capacitação no Senai. Essa é a taxa de inserção dos egressos da aprendizagem no mercado de trabalho. Já a taxa de incremento de renda deste público foi de 80,7%.

 

Fechar