Eliziane Gama vai integrar Comissão de Transparência nas Eleições do TSE

Cabe ao Congresso Nacional indicar três representantes à CTE, que foi criada em 2021 com o objetivo de ampliar a segurança de todas as etapas.

Fonte: Com informações da Agência Senado

As senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Kátia Abreu (PP-TO) foram indicadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MA), para compor a CTE (Comissão de Transparência nas Eleições), criada no ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O anúncio da participação das parlamentares na comissão foi feito por Pacheco nas redes sociais nesta quarta-feira (16).

“Recebi, honrada, a indicação do presidente do Senado para compor a Comissão de Transparência das Eleições. É um momento importante da democracia, quando o povo escolhe seus representantes. Certamente teremos um pleito limpo, seguro, conforme determina a Constituição”, disse Eliziane Gama.

Cabe ao Congresso Nacional indicar três representantes à CTE, que foi criada em 2021 com o objetivo de ampliar a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. Antes do anúncio de hoje, apenas um parlamentar fez parte do colegiado: o ex-senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que neste ano assumiu o cargo de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Com a indicação de Eliziane Gama e Kátia Abreu, caberá ainda a Pacheco indicar um deputado federal à comissão.

“Na atual conjuntura, em que o chefe do Poder Executivo questiona o processo eficiente e limpo utilizados nas últimas eleições, a comissão terá papel fundamental para deixar mais claro o processo eleitoral, trazendo para as eleições deste ano mais transparência no importante ato democrático que é o voto das pessoas. Espero consigamos afastar críticas insustentáveis e mostrar que as urnas são absolutamente seguranças”, diz Eliziane Gama.

Fechar