Relembre resultados históricos na Copa do Brasil

Por se tratar de uma competição de mata-mata a Copa do Brasil traz em geral resultados inimagináveis.

Fonte: Da Assessoria

A Copa do Brasil foi criada em 1989, tomando como base as copas que ocorriam na Europa. Nessas competições os clubes menores e de outras séries tinham a possibilidade de jogar com as grandes equipes da região.

No Brasil ela também serviu para atender as federações de futebol menos representativas, que após a diminuição do número de clubes participantes do Campeonato Brasileiro de 1987, ficaram impossibilitadas de enfrentar as grandes equipes nacionais.

Isso refletia no orçamento desses clubes, já que nesses jogos os estádios lotavam e a arrecadação servia para sustentar as equipes por vários meses.

Hoje a Copa do Brasil se tornou um dos mais importantes torneios do país, dando visibilidade a clubes menores que muitas vezes surpreendem na competição.  Os melhores sites de apostas esportivas dão muito espaço para a competição por causa da emoção e as chances de zebras e resultados surpreendentes.

A Copa do Brasil é uma competição recheada de surpresas e recordes. A maior goleada da competição ocorreu em 1991 quando o Atlético Mineiro, goleou a equipe piauiense do Caiçara por 11 a 0 e o segundo recorde foi do São Paulo em 2001 quando aplicou um 10 x 0 no Botafogo da Paraíba.

Por se tratar de uma competição de mata-mata a Copa do Brasil traz em geral resultados inimagináveis e várias equipes pequenas podem jogar com tanta vontade que acabam surpreendendo equipes grandes e bem mais capacitadas tecnicamente.  Por isso se você quiser dar palpites, fique atento a goleadas, mas também zebras.

Neste ano o estado do Maranhão garantiu presença na competição com três clubes: o Moto Club, Sampaio Corrêa e o Tuntum Esporte Clube, fundado há apenas 8 meses na cidade de mesmo nome. Todos eles venceram na primeira fase.

Nesta primeira fase o resultado não poderia ter sido melhor, o Moto Club ganhou de 3×2 da Chapecoense-SC, o Tuntum ganhou do Volta Redonda-RJ por 4×2 e o Sampaio Corrêa venceu  o Operário-MT por 2 a 1.

Quem sabe os três não se inspiram em algumas das campanhas abaixo.

Criciúma x Grêmio – 1991

O técnico Felipão em 1991 comandava a equipe do Criciúma também conhecida em Santa Catarina como “Tigre” e sob o seu comando o clube obteve sua maior conquista, levou para casa a taça logo na sua 3ª edição, após vencer o Grêmio na final.

Santo André x Flamengo – 2004

O Flamengo comandado por Abel Braga foi a campo enfrentar na final a equipe do Santo André e acabou empatando por 2×2 em São Paulo.

O jogo de volta no Maracanã lotado parecia ser uma tarefa fácil, mas o Santo André surpreendeu e com dois gols no segundo tempo se tornou uma das maiores zebras da competição.

15 de Novembro x Grêmio – 2006

O 15 de novembro da cidade de Campo Bom no Rio Grande do Sul havia sido treinado pelo técnico Mano Menezes que agora comandava o Grêmio. Depois de voltar para a primeira divisão o tricolor pretendia conquistar a Copa do Brasil, para poder ganhar a vaga na Libertadores. Contudo a equipe do XV não deixou a vida fácil para o Imortal e ainda na segunda fase da competição a partida acabou por decisão nos pênaltis, com o time do interior batendo o Tricolor.

ASA x Palmeiras – 2002

O Palmeiras de Luxemburgo estava em um inferno astral em 2002, acabando por ser rebaixado no Brasileirão. A Copa do Brasil se apresentava como uma chance de título, mas o time alagoano do ASA acabou vencendo o confronto de ida por 1 a 0 e na volta a vitória do Verdão não foi o bastante para garantir a vaga.

Paulista x Fluminense – 2005

Após um belo trabalho de Abel Braga o Fluminense chega à final da competição para enfrentar o pequeno, mas valente Paulista de Jundiaí.

No primeiro jogo disputado em Jundiaí a equipe da casa ganhou por 2 a 0 e no jogo de volta com uma equipe muito bem armada pelo técnico Vagner Mancini empatou por 0 x 0 ficando com o troféu

Juventude x Botafogo – 1999

O Botafogo, com Bebeto, não teve força para derrotar o Juventude, mesmo com um elenco superior. Na partida de ida o time gaúcho venceu em casa por 2×1 e na volta conseguiu segurar um empate em 0x0 no Maracanã, levando o troféu para casa.

Vasco x Baraúnas – 2005

O Vasco foi surpreendido pelo Baraúnas, equipe do Rio Grande do Norte. Em Mossoró o jogo acabou em empate por 2×2, mas no jogo de volta a zebra falou mais alto e o Baraúnas aplicou um 3×0 em pleno São Januário, acabando com as pretensões vascaínas na Copa do Brasil daquele ano.

Sport x Corinthians – 2008

O Sport em 2008 foi o primeiro time do Nordeste a ser campeão da Copa do Brasil. A campanha foi espetacular, eliminando Palmeiras, Internacional e Vasco. Na decisão com o Corinthians em São Paulo o Leão foi derrotado por 3×1, mas na volta ganhou por 2×0 ficando com a taça.

Fechar