Fapema abre edital para financiamento de publicação de obras literárias

Serão investidos recursos no valor de R$ 500 mil no financiamento de publicação de obras dos mais variados gêneros.

Fonte: Redação/Assessoria

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) abriu as inscrições para submissão de propostas ao Edital Literatura Graça Aranha. Serão investidos recursos no valor de R$ 500 mil no financiamento de publicação de obras literárias nos gêneros romance, poesia, biografia, dramaturgia, literatura infantil, literatura de cordel, quadrinhos, ensaio e memória literária.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de abril. O edital está disponível no endereço: https://www.fapema.br/edital-fapemano-05-2022/.

O diretor-presidente da Fapema, André Santos, explicou que o edital tem como objetivo incentivar a publicação e popularização de obras literárias inéditas, com intuito de difundir a produção científica-cultural do Maranhão, e destacou a homenagem a Graça Aranha.

“Este ano o edital leva o nome desse romancista, ensaísta, dramaturgo e diplomata que há 100 anos proferiu o discurso ‘A Emoção Estética na Arte Moderna’, durante a abertura da Semana de Arte Moderna”, destacou André Santos, acrescentando que a homenagem faz parte das comemorações do centenário.

Podem concorrer ao edital autores vinculados a instituições de ensino ou pesquisa, academia de letras, centros de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, tanto públicas ou quanto privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

As propostas devem se encaixar em uma das duas faixas do edital: obra literária impressa ou obra literária digital. As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da Fapema (https://www.fapema.br/patronage).

Fechar