Páscoa: conheça tipos de chocolate mais recomendados

Produto do tipo amargo, com 70% de cacau, é uma das indicações da especialista

Fonte: Safira Pinho

Com a aproximação do feriado de Páscoa, há um estímulo no consumo de chocolate que, se em excesso e prolongado, pode ocasionar uma série de problemas de saúde. Conhecer os diversos tipos de sabores e controlar a quantidade ingerida asseguram mais equilíbrio na alimentação, até mesmo com promoção do bem-estar, já que o chocolate também tem benefícios à saúde.

A professora Marília Lacerda, aponta que é importante conhecer todas as opções de ovos saudáveis para não errar na escolha. “O chocolate ao leite possui mais gordura e açúcar, o que diminui bastante os benefícios do alimento. O termo light, por exemplo, indica que o produto tem teor reduzido de, no mínimo, 25% de determinado ingrediente”, afirma.

A nutricionista acrescenta que a versão diet não contém um grama de açúcar, mas não necessariamente ele é menos calórico. “Ao tirar o açúcar, para dar sabor ao alimento, aumenta-se a quantidade de gordura. Por isso, ele é indicado apenas para diabéticos”, enfatiza.

Quanto e qual chocolate devo consumir?

Alguns tipos são mais recomendados para determinadas faixas etárias. “O ideal é não ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos. É nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa, melhorando o sistema cognitivo do ser humano. A versão amarga é uma boa opção para os adultos”, detalha.

No caso das crianças, a especialista afirma que não é recomendado que menores de três anos consumam chocolate. “A partir dessa idade, o consumo diário não deve ultrapassar o equivalente a um tablete pequeno. A dica é fazer substituições como trocar o ovo por um brinquedo novo, um livro, um passeio por aquele lugar que a criança sempre quis ir etc., são algumas ideias que podem ser colocadas em prática na ocasião para desvincular o desejo pela guloseima”, ressalta.

A nutricionista também indica a ingestão do produto amargo com 70% de cacau, mas para aqueles que estão acostumados com a versão ao leite, tipos que possuem 50% da fruta na composição é uma ótima saída. “Ter cautela na quantidade, estar atento à composição nutricional e evitar exageros são dicas essenciais para quem deseja ter um momento prazeroso e saudável”, finaliza.

Fechar