Veja quais fórmulas infantis estão suspensas no Brasil após suspeitas de contaminação fatal

A agência brasileira proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas

Fonte: Com Agências

Após um alerta internacional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, que foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos.

A ação ocorre após a abertura de uma investigação de quatro internações de bebês com menos de seis meses de idade, e um óbito, que consumiram os produtos. Em inspeção da fábrica de Sturgis, que terminou no último dia 18, foi encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantil em pó.

A agência brasileira proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas. De acordo com a Anvisa, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii, e a outra por Salmonella Newport. Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar graves doenças transmitidas por alimentos principalmente em bebês, foi encontrada na fábrica.

Segundo a FDA, a inspeção na unidade concluiu que, no local, a Abbott não tinha um sistema de controle que abrangesse todas as etapas do processamento para evitar a contaminação microbiana da fórmula infantil, e a equipe que trabalhava com os produtos também não usava roupas de proteção necessárias.

O alerta para o recolhimento dos produtos foi realizado por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan). A Abbott Nutrition também anunciou a medida de forma voluntária em mais de 40 países, entre eles o Brasil.

Como identificar os lotes?
Os lotes com suspeita de contaminação que estão sendo recolhidos no Brasil podem ser identificados pelos dígitos na parte inferior da embalagem. De acordo com orientações da Anvisa, as numerações do lote começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior.

O que é fórmula infantil?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida. Porém, em casos de impossibilidade, e após recomendação de um profissional de saúde especializado, é utilizada a fórmula infantil como substituto para os lactentes, bebês com menos de seis meses.

Isso porque os bebês não devem ser alimentados com leite de vaca, já que ele tem uma composição diferente que não atende às necessidades do recém-nascido, além de poder prejudicar o seu desenvolvimento.

Segundo orientações da Anvisa, durante o uso da fórmula é preciso diluir o produto na quantidade adequada e na temperatura segura (70ºC), que garante um risco menor de contaminação por microrganismos nocivos, como determinadas bactérias.

Por meio de nota a Abbott informou que “a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.

Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade.”

Fechar