Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Agência Espacial Brasileira doa 50 computadores para escolas em Alcântara

Equipamentos serão destinados para crianças e jovens alcantarenses, que necessitam, cada vez mais, se inserir no mundo tecnológico.

AEB entregou computadores para escolas de comunidades de Alcântara (Foto: ASCOM/AEB)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) entregou, na terça-feira (22) 50 computadores em escolas de comunidades tradicionais de Alcântara (MA). “Esses equipamentos serão para crianças e jovens alcantarenses, em escolas municipais que necessitam, cada vez mais, se inserir no mundo tecnológico que a realidade desenha para o município”, afirmou o presidente do órgão, Carlos Moura.

Ano passado, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram entregues e instalados sete pontos de internet Gesac nas agrovilas de Alcântara: Peru, Só Assim, Espera, Marudá, Ponta Seca, Cajueiro e Pepital.

Moura destacou que desde 2019 a AEB atua de maneira mais presente no município. Reforçou a sua Unidade Regional em Alcântara, que hoje conta com cinco profissionais. Desses, quatro são da região. Além disso, a presença constante da alta gestão da autarquia no município tem contribuído sobremaneira para que a realidade local faça parte das tomadas de decisões em Brasília sobre os destinos do Programa Espacial Brasileiro.

“Nesse aspecto, a AEB promoveu, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o estabelecimento da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA). Na posição de coordenadora dessa Comissão a Agência já colaborou para que diversas autoridades federais, entre ministros, secretários, presidentes de autarquias e parlamentares, visitassem o município e se sensibilizassem com as necessidades e com as demandas de Alcântara”, sublinhou.

AÇÃO SOCIAL

O presidente da AEB reforçou que a Agência vem realizando, frequentemente, em cooperação com a Aeronáutica, várias ações no campo social em Alcântara, como as Campanhas de Natal Solidário dos anos de 2020 e 2021. Na oportunidade, com o apoio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), entregou alimentos e, aproximadamente, 400 brinquedos, que arrecadou na sua sede, em Brasília, para as crianças das sete agrovilas de Alcântara.

“Com o protagonismo da Fiema, Senai, Sebrae e Sesi, contribuímos com a realização de diversas oficinas e vários cursos de capacitação profissional em áreas como construção civil, mecânica, vestuário e agricultura familiar, além de cursos de informática e de formação continuada para da rede municipal”, disse Moura.

Ele citou, ainda, o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e ações nas áreas da saúde – atendimentos oftalmológicos, odontológicos, educação alimentar, exames e consultas, aferição de pressão e testes de glicemia em unidades móveis, em parceria com Fiema e o Sistema S.

Carregando