Centro de Atenção à Pessoa Idosa é inaugurado em São Luís

O Centro é mais uma unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA). 

Fonte: Redação

Neste domingo (27), no Bairro Cohab, em São Luís, foi inaugurado o Centro de Referência Especializado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), mais uma unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).

O equipamento público é voltado para atenção aos idosos (Foto: Divulgação)

O equipamento público é voltado para atenção aos idosos, e irá ofertar assistência estabelecendo linhas de cuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento. O Centro, também, contará com especialidades em neurologia, geriatria, cardiologia, psiquiatria e endocrinologia.

O Centro, também, contará com especialidades em neurologia, geriatria, cardiologia, psiquiatria e endocrinologia (Foto: DIvulgação)

No local, ainda serão oferecidos exames laboratoriais e exames de imagem como mapa, holter, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e eletroencefalograma.

Quem frequentar o equipamento de saúde terá acesso a uma equipe multiprofissional composta por assistente social, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, musicoterapeuta, fonoaudiólogo, professor de dança, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico e psicopedagogo.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h, o Creaispi vai atender a população idosa com 60 anos ou mais, dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os pacientes receberão atendimento inicial nas unidades básicas dos munícipios abrangidos e conforme a necessidade serão encaminhados para atendimento na unidade. O equipamento fica em São Luís, onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU) do bairro da Cohab.

O Centro de Referência, que funcionará sob a gestão compartilhada das secretarias estaduais de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), também irá oferecer serviços complementares de assistência ao idoso, como uma unidade da Defensoria Pública do Maranhão e uma delegacia.

Além do Creaispi, o INVISA ainda é responsável pelo gerenciamento outras unidades de saúde do Estado, como o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Unidade de Acolhimento Estadual, Residências Terapêuticas I, II e III, Hospital Nina Rodrigues,  Hospital Regional Dra Laura Vasconcelos e Shopping da Criança, em Bacabal, Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, na cidade de Viana, Hospital Dr. Raimundo Lima e Hospital Geral de Moção.

Fechar