Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Maranhão concede mais 13 mil promoções para segurança pública em sete anos

Atualmente, o Maranhão conta com mais de 15,5 mil policiais

(Foto: Gilson Teixeira)

SÃO LUÍS – Um total de 13.254 promoções foram concedidas a efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), entre os anos de 2015 e 2021, pelo Governo do Estado. Ato de reconhecimento e valorização das polícias do Maranhão, que reflete no trabalho prestado à sociedade.

No mais alto posto da corporação militar, a patente de coronel, somam 90 promoções concedidas no período a bombeiros e PMs. Na patente de sargento (1º, 2º e 3º) foram 7.314 concessões de promoção. Logo no primeiro ano da gestão, em 2015, o governador Flávio Dino avaliou as promoções que eram cabíveis e consertou erro histórico que havia tirado este direito de milhares de militares. Somaram 3.548 concessões – a maior da história do Maranhão. Foram contempladas todas as patentes – coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente (1º e 2º), aspirante a oficial, subtenente, sargento (1º, 2º e 3º) e cabo.

As promoções beneficiaram praças de todas as unidades operacionais e administrativas do estado. Os policiais subiram às graduações de major, primeiro e segundo tenente, capitão, tenente, tenente-coronel e coronel. Há casos de policiais militares que estavam esperando mais de 20 anos para serem reconhecidos e conquistar outra patente na carreira.

As promoções contemplaram efetivo que atua na atividade fim da Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo; e outra parte, os que desenvolvem sua função no setor de ‘especialista’ de armamento, músico e moto mecanização. Para as promoções são observados alguns critérios, entre estes, antiguidade, tempo de serviço e merecimento.

Aumento do efetivo

O número de policiais no Maranhão também cresceu com incrementado no efetivo, durante a gestão do governador Flávio Dino. Foram incorporados ao quadro 5.449 novos policiais na corporação. Foi ampliado o efetivo dos grupamentos das polícias Militar (4.216), Bombeiro (360), Civil (332) e perícia oficial (90). Atualmente, o Maranhão conta com mais de 15,5 mil policiais.

 

Carregando