PF inaugura Central de Atendimento para serviços de passaporte e migração em São Luís

Unidade ainda oferta serviços de armas, produtos químicos (autorização/fiscalização) e segurança privada.

Fonte: Luciene Vieira

Nessa segunda-feira (28), a Polícia Federal (PF) completou 78 anos de fundação. Em comemoração ao aniversário, a instituição inaugurou oficialmente a Central de Atendimento Unificada (CAU), no Shopping da Ilha, em São Luís. Além disso, a PF está com uma exposição, no mesmo shopping, onde o público poderá ver vídeos, veículos, armamentos e demonstrações de perícia técnica.

De acordo com a Polícia Federal, a Central de Atendimento Unificada é uma unidade exclusiva para atendimento ao público, oferecendo serviços de passaporte, migração, armas, produtos químicos (autorização/fiscalização) e segurança privada. A CAU funcionará no mesmo horário do estabelecimento.

HISTÓRIA DA PF

A Polícia Federal, órgão integrante do Ministério da Justiça, foi fundada em 28 de março de 1944, durante o governo de Getúlio Vargas na cidade do Rio de Janeiro.

PF NO MARANHÃO

A Subdelegacia de Polícia Federal no Estado do Maranhão foi criada por meio da Portaria nº 181/65, do então diretor geral do Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), autorizado pelo disposto no Art. 397, § 2º do Decreto nº 56510/65.

A instalação de fato da Subdelegacia no Maranhão ocorreu em 24 de janeiro de 1966, estando subordinada à Delegacia Regional do Estado do Pará e, efetivamente, iniciou seus trabalhos com uma pequena equipe em uma sala cedida, na Rua 13 de Maio, no centro de São Luís.

Em 1967, a sede foi transferida para um imóvel localizado no bairro do Monte Castelo, lá permanecendo por pouco tempo. Logo, foram alugados dois prédios, um na Rua Oswaldo Cruz para o efetivo policial, e outro no Parque Urbano Santos, para os servidores administrativos.

No ano de 1972, a Subdelegacia foi transformada em Divisão de Polícia Federal. E, finalmente, por meio do Decreto nº 75.398, de 19 de fevereiro de 1975 passou a Superintendência Regional de Departamento de Polícia Federal no Estado Maranhão, tendo sua estrutura organizacional inserida na Instrução Normativa nº 13/2005, do DG/DPF, de 15/06/05, alterada pela IN nº 039/2010, de 05/10/10.

Em 1983, a PF/MA já contava com mais de 120 servidores, trabalhando em três endereços distintos. Buscando espaço mais adequado, a SR foi transferida para um imóvel localizado na Avenida Kennedy, e posteriormente para outro prédio na Avenida Santos Dumont, no bairro do Anil. Até que em 29 de junho de 2009, foi inaugurada a atual sede da SR/PF/MA, na Av. Daniel De La Touche, no bairro Cohama, que possui cerca de 4.800 metros quadrados, onde funcionam todos os núcleos, delegacias especializadas, setores primordiais de atendimento ao público externo e a academia esportiva com equipamentos de musculação, tatame para a prática de artes marciais, entre outros.

Em 2017, foi inaugurado o Centro de Aperfeiçoamento Tático Operacional (Cato), localizado no bairro do Jaracati, em São Luís. O Cato, construído em terreno de propriedade da SR, possui um estande de tiro projetado para treinamento com armas longas, com 50 metros indoor, um dos maiores do Brasil, onde também são realizadas atividades de capacitação e aperfeiçoamento policial.

No Maranhão, a PF conta com duas delegacias descentralizadas nos municípios de Caxias e Imperatriz.

Fechar