Governo autoriza reajuste de até 10,89% no preço dos remédios

Cerca de 13 mil medicamentos podem ser reajustados após oficialização de órgão ligado à Anvisa

Fonte: Redação / InfoMoney

O governo federal autorizou reajuste de até 10,89% no preço dos remédios. A medida já entra em vigor partir desta sexta-feira, 1º, para cerca de 13 mil medicamentos. O anúnico já havia sido antecipado pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) na quarta-feira (30).

O aval da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão ligado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi publicado no Diário Oficial da União. O preço dos remédios é controlado no Brasil, e os reajustes anuais estão previstos em lei.

A autorização para a alta de 10,89% neste ano é sobre o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), e os reajustes podem variar de acordo com o medicamento. Em 2021, o reajuste máximo autorizado foi de 10,08%.

O Sindusfarma diz que “o reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços”. “Medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”.

Fechar