DPE inaugura nova sede e empossa mais 20 membros nesta terça, em São Luís

Depois de 16 anos instalada no Centro Histórico de São Luís, a sede da DPE/ MA será transferida para o bairro Renascença II.

Fonte: Redação/Assessoria

O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, comandará nesta terça-feira (5), às 17h, solenidade de inauguração da 1ª fase das obras do novo edifício sede da Defensoria Pública estadual, em São Luís, com a presença confirmada do governador Carlos Brandão. Na oportunidade, serão empossados 20 novos defensores públicos nos quadros da instituição, que vão reforçar a atuação no interior do estado.

Depois de 16 anos instalada no casarão nº 421 da Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, a sede da DPE/ MA será transferida para o bairro Renascença II, com o objetivo de garantir maior conforto e segurança a todos que trabalham e frequentam a instituição.

O edifício que anteriormente abrigou o Centro Administrativo da Caixa, foi adquirido em dezembro de 2020 e está passando por uma grande reforma e ampliação. Nesta etapa das obras, serão entregues apenas o térreo e o 3º andar.

A mudança ocorrerá de forma gradual. Ainda permanecerão na sede antiga, a área de 1º e 2º atendimentos, incluindo os núcleos especializados de atuação da Defensoria estadual, com previsão de mudança para o final de abril, em data ainda a ser divulgada.

INOVAÇÕES

Um dos diferenciais da unidade nova é o tamanho. Enquanto a sede antiga mede em torno de 2.400 m², o prédio atual conta com 12.000 m², o que possibilitará reunir todas as unidades da DPE na capital em um só lugar, reduzindo assim custos com aluguel de imóveis.

POSSE

Ainda durante a solenidade, Alberto Bastos dará posse aos novos 20 membros da carreira. Os cargos foram criados pela Lei nº 11.613, aprovada no dia 6 de dezembro de 2021. O incremento no quadro permitirá à Defensoria continuar avançando no processo de expansão, intensificado nos últimos dois anos.

De dezembro de 2019 até hoje, já foram inaugurados 23 novos econúcleos no estado, sendo dois em regiões de grande adensamento populacional na capital.

Fechar