Cerca de mil PETs são atendidos pelo Programa Mais Saúde Animal em Alcântara

A iniciativa foi viabilizada por meio de R$ 500 mil em emendas destinadas pelo deputado Duarte Jr.

Fonte: Da Assessoria

A ação do Programa Mais Saúde Animal, em Alcântara, foi um grande sucesso. No sábado (26), cerca de mil cães e gatos receberam diversos atendimentos como consultas, exames, vacinação e recebimento de coleiras preventivas.

A iniciativa foi viabilizada por meio da destinação de emenda parlamentar de Duarte Júnior (PSB) no valor de R$ 500 mil. Segundo o parlamentar, a ideia é garantir a promoção de assistência veterinária, prevenção de doenças e de cuidados com os animais. As ações foram executadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

O deputado Duarte Jr falou sobre a relevância das ações do programa. “O sucesso da edição do Programa Mais Saúde Animal mostra o quanto ainda precisamos avançar na realização de atendimentos veterinários, já que somos a única capital que não tem nenhum hospital veterinário público e é crescente o número de animais abandonados nas ruas. Assim como cuidamos da saúde das pessoas, também precisamos cuidar dos nossos PETs”, disse.

As distribuições de coleiras preventivas foram condicionadas aos animais cadastrados nas consultas clínicas e que testaram negativos para Leishmaniose. Já as consultas para a vacinação antirrábica foram oferecidas para todos os animais levados à ação, sem necessidade de cadastro pelo site do Procon.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a ação garante o cuidado preventivo com animais de estimação. “O Governo do Estado tem avançado na oferta de serviços à população. Atendimentos antes não ofertados, passaram a ser acessíveis a todos. Com o Mais Saúde Animal, damos mais um passo no sentido de seguir com a ampliação dos serviços que promovem o controle de doenças e a segurança dos animais”.

A próxima ação do Programa Mais Saúde Animal vai acontecer no município de Pindaré Mirim, no dia 9 de abril. Para garantir uma vaga em uma das 200 consultas, é necessário fazer um agendamento pelo site do Procon www.procon.ma.gov.br, clicar na aba do Programa Mais Saúde Animal e seguir as orientações.

Fechar