Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Crianças com autismo participam de uma sessão de cinema especial em São Luís

O filme escolhido para animar a garotada foi “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”.

Projeto Cinema oferece sessões especiais a crianças que fazem acompanhamento na Casa TEA (Foto: Márcio Sampaio)

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que foi celebrado no dia 2 de abril, o Centro Especializado de Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água, em São Luís, levou crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a uma sessão de cinema especial. A unidade é um dos equipamentos da rede estadual de saúde que oferecem assistência às crianças com autismo.

Os pais e responsáveis das crianças que realizam acompanhamento na Casa TEA aprovaram a ação. “Essa iniciativa foi excelente, é lindo de ver. Nós sentimos que nossos filhos estão sendo valorizados e incluídos na sociedade. E isso é muito importante tanto para eles quanto para nós que somos pais e mães”, parabeniza a dona de casa Vandelane Silva Nunes, de 42 anos, mãe do Davi Lucas, de seis anos, que faz tratamento há mais de três anos na Casa TEA.

A ação faz parte de um novo projeto da unidade, o Projeto Cinema. O filme escolhido foi “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”, que conta a história de um coala que decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro.

“Esse projeto surgiu depois de notarmos que muitas dessas crianças nunca tinham tido essa experiência, pois muitos pais se privam de levar seus filhos ao cinema pelo que os outros vão pensar. Sabemos que o mês de abril é o mês da conscientização do autismo, mundialmente falando e o subtema dentro desse tema é ‘O lugar do autista é em todo lugar’ e porquê não no cinema?”, destacou a psiquiatra da infância e adolescência da Casa TEA, Diessika Halvantzis.

A Casa TEA conta com sala multidisciplinar, sala de grupo terapêutico, consultórios multidisciplinares, sala de atividades em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar. Possui ainda o setor de oficinas terapêuticas que oferece jardinagem, arteterapia, musicoterapia e atividade física. Além de contar com o setor ABA, composto por sete cabines de atendimento individual e sala de grupo terapêutico ABA.

Carregando