Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Operação fiscaliza qualidade do pescado em São Luís

Fiscais da Vigilância Sanitária vistoriaram as principais feiras, mercados e supermercados das áreas dos bairros João Paulo e Anjo da Guarda.

Prefeitura de São Luís realiza operação para garantir qualidade de pescados comercializados na Semana Santa (Foto: Divulgação)

Com a proximidade da Semana Santa, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a Operação Pescado, visando vistoriar e atestar a qualidade dos peixes e frutos do mar comercializados na capital. No primeiro dia dos trabalhos, os fiscais da Vigilância Sanitária municipal vistoriaram as principais feiras, mercados e supermercados das áreas dos bairros João Paulo e Anjo da Guarda. A ação segue pelos próximos dias em diversos estabelecimentos espalhados pela capital.

A fiscalização inclui inspeção do local, do acondicionamento, da higienização dos utensílios, e do gelo utilizado para conservar o peixe, entre outros aspectos. Nas abordagens, os fiscais explicam as boas práticas. Quando constatadas irregularidades que comprometam a segurança alimentar, os produtos podem ser inutilizados.

O diretor de fiscalizações da Vigilância Sanitária, Allysson Sousa, diz que o trabalho tem boa receptividade dos feirantes, mas a população também deve estar atenta. “Em geral, os estabelecimentos corrigem as irregularidades, mas o consumidor pode observar alguns detalhes para garantir a compra de um produto que não ofereça riscos à saúde, verificando se há alterações na cor ou a presença de manchas escuras no peixe, se as escamas estão firmes. Além de ver as condições gerais de higiene do local onde está o pescado é comercializado”, orienta.

Saiba Mais

Dicas para o consumo de peixes e mariscos

– O peixe deve ter a cor viva, a carne firme e os olhos saltados e bem brilhantes.

– As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele e não podem estar escuras.

– As guelras devem estar avermelhadas e com brilho.

– Camarões devem ter sua coloração natural e crustáceos, ostras e sururus devem estar bem fechados.

Carregando