Conheça detalhes da maior estrutura de saúde do Maranhão

O Hospital da Ilha chega para ser referência em emergência e cirurgias eletivas em algumas especialidades

Fonte: Da redação com Secap

Inaugurado em março deste ano, o Hospital da Ilha está se consolidando como a maior estrutura de saúde do estado. Na parte estrutural e no atendimento ao público, o Hospital conta com particularidades em relação a outras unidades de saúde como especialidades cirúrgicas e também sistema de automação da climatização, detalhes e características da obra executada para garantir excelência no cuidado aos maranhenses.

O Hospital da Ilha chega para ser referência em emergência e cirurgias eletivas em algumas especialidades como: cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, odontologia, oftalmologia, bucomaxilofacial, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgia pediátrica. Além disso, serão 1.000 profissionais habilitados para executar tratamentos e realizar esses atendimentos. Quem precisa da rede pública de saúde é quem se beneficia de todas essas especialidades.

Inovação estrutural

O hospital conta com um sistema de automação que controla toda a sua climatização. O sistema monitora o controle de temperatura, umidade, falha de correia, diferencial de pressão de filtro, toda central de água gelada e mais através de uma central computadorizada. Quando um desses indicadores muda, automaticamente aparece nessa central, o que permite o ajuste mais rápido e eficaz dos controles.

Hospital da Ilha verde

E tem pauta sustentável também. Sabia que parte do aquecimento de água vai ser através de sistema de aquecimento solar? É verdade, o Maranhão tem se esforçado para ser cada vez mais verde.

Conexão facilitada

Outra curiosidade do Hospital da Ilha é que ele contará com um heliponto na estrutura. Essa facilidade vai possibilitar o transporte por exemplo de insumos. Na pandemia, as vacinas chegaram a algumas cidades por avião ou helicóptero, ter um suporte como esse auxilia na recepção e envio de insumos a outros municípios além do transporte de pacientes urgentes até a capital.

Unidade de Tratamento de Queimados

Segundo o Ministério da Saúde, mais de cem mil pessoas são vítimas de queimaduras todos os anos no Brasil. Desse total, cerca de 2.500 pacientes morrem em decorrência das lesões. Por isso, no país inteiro existem centros de tratamento especializados para tratar esse tipo de ocorrência.

No Maranhão, com o Hospital da Ilha, o estado terá o primeiro centro especializado para tratar queimaduras. Com leitos exclusivos, uma equipe multiprofissional ficará encarregada de cuidar de pacientes vítimas de queimados.

A Unidade de Tratamento de Queimados faz parte da expansão do Hospital da Ilha. Essas obras continuam em andamento para em breve serem entregues à população.

Fechar