Veja quais setores estarão em alta para a compra e venda de empresas em 2022

Você se interessa por compra e venda de empresas? Então,não deixe de acompanhar os setores em alta em 2022. Confira agora alguns deles!

Fonte: Da redação

A compra e venda de empresas é uma operação complexa que envolve muitos processos e informações. Para se dar bem no mercado é preciso acompanhar de perto muitas estatísticas e informações, dentre elas, os setores que apresentam tendência de crescimento a cada ano.

Se você está pensando em investir em um novo negócio, diversificar suas atividades ou saber se é um bom momento para vender sua empresa, descubra agora quais são os negócios com as melhores expectativas para 2022. 

Continue a leitura!

Setores em alta para compra e venda de empresas nos últimos 3 anos

Um passo importante em uma negociação de compra e venda de empresas é analisar não só o momento atual do setor do negócio em que se pretende investir, mas também se este oferece alguma estabilidade no mercado. 

Para isso, uma boa prática é avaliar as tendências de mercado pelo menos dos últimos 3 anos. Ainda mais no caso desse triênio específico, visto que a pandemia de Covid-19 provocou uma série de mudanças na forma das pessoas consumirem.

O comércio digital, que apresentou uma forte alta no período da pandemia, é um formato que somente veio confirmar o que já era tendência: soluções digitais e big data . 

Nesses três anos, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, os negócios que mais cresceram estão diretamente ligados a estes setores como: 

  • cursos online;
  • programação;
  • restaurantes, especialmente delivery e modelos de negócio ghost kitchen e cloud kitchen;
  • trading;
  • vendas online e lojas virtuais;
  • clubes de assinatura;
  • infoprodutos;
  • delivery;
  • desenvolvimento de aplicativos;
  • consultoria financeira;
  • serviços de TI.

 

Muitos setores que se destacaram nos últimos 3 anos também estão ligados aos hábitos e preocupações com a sustentabilidade, reforçados durante a pandemia, como os serviços de voltados ao mercado de beleza,  pet shop e venda de cosméticos naturais.

Setores em alta para compra e venda de empresas em 2022

A preocupação com a saúde e a sustentabilidade, tanto entre os governos quanto entre os consumidores, é um dos fatores que devem contribuir de forma significativa para a consolidação de alguns setores do mercado.

Nesse sentido, dentre alguns dos setores que devem continuar em alta para a compra e venda de empresas em 2022 estão:

Setor de Energia 

Com a crescente preocupação em relação às mudanças climáticas, empresas que adotam práticas sustentáveis ou negócios cujos produtos/ serviços visam diminuir os impactos da atuação humana na natureza têm uma grande chance de se consolidar com o passar dos anos.

Dentro desse ramo, destacam-se as empresas de energia alternativa, em especial as que oferecem tecnologias de energia renovável e opções aos métodos tradicionais.Esse tipo de empresas  têm a oportunidade de explorar um mercado que vem se destacando cada vez mais e tende a crescer bastante no ano de 2022.

Estética e Beleza

Este é um setor que sempre se destaca e nos últimos anos não foi diferente. Apesar de muitos dos serviços nessa área terem precisado passar por algumas adaptações, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostrou que o segmento de saúde, beleza e bem-estar registrou um crescimento de 12,7% em 2021, em relação ao ano anterior.

Esse mercado deve continuar com a tendência de alta, com um destaque  para cosméticos naturais e produtos sustentáveis, especialmente de empresas que não realizam testes em animais e são veganas.

Venda de alimentos saudáveis

Nessa linha das mudanças de consumo, o setor alimentício também ganhou destaque. A preocupação com a sustentabilidade ambiental, mas também financeira, tem levado as pessoas a  buscarem alternativas saudáveis para compor sua alimentação diária. 

Dentro desse segmento, destacam-se negócios como: delivery de marmitas saudáveis, restaurantes e entrega de produtos orgânicos no sistema de clube de assinatura.

Mercado financeiro

Esse é um setor bem específico e exige um background mais técnico, dado que “produto” à venda será o próprio conhecimento de mercado e poder de análise do empresário/empresa. 

O ano de  2022 tende a apresentar um cenário econômico bem complexo, fazendo da gestão e organização financeira uma área bastante promissora. Aqui destacam-se empresas para prestação de consultoria.

Contudo, vale lembrar que, para ter sucesso em um processo de compra e venda de empresas, é necessário outros passos além de avaliar as tendências de alta do mercado. 

Assim, para ter mais segurança e maiores garantias de sucesso em uma transação M&A, busque sempre uma consultoria especializada, assim como a Capital InvestUm serviço especialmente útil para empresários que pretendem comprar, vender ou avaliar possíveis fusões e aquisições.

 

Fechar