Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Saiba como funcionarão os serviços essenciais à população durante o feriado em São Luís

Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente, mas Unidades Básicas de Saúde só voltam a operar na segunda-feira (18).

Linhas do Sistema Municipal de Transporte Coletivo Urbano da cidade vão operar normalmente (Foto: DIvulgação)

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Municipal nesta quinta-feira (14). Já a Sexta-feira Santa (15) é feriado.

Durante o feriado prolongado, os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Dessa forma, ficam mantidos os serviços essenciais relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que as unidades de urgência e emergência funcionam normalmente durante o feriado. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltam a funcionar na segunda-feira (18).

A Semus informa ainda que os pontos de vacinação contra a Covid, Influenza e Sarampo das unidades do programa Saúde na Hora e drive thru do Shopping da Ilha funcionam até esta quinta-feira (14) e também retornam na segunda (18).

Ainda nesta quinta-feira (14), a vacinação contra a Covid ocorrerá das 8h às 18h no drive thru do Shopping da Ilha e das 8h às 17h nos centros de saúde Santa Bárbara, São Cristóvão, Antônio Carlos Reis (Olímpica 1), Cohab Anil, Genésio Ramos Filho, Amar, Dr. José Carlos Macieira, Clodomir Pinheiro Costa, Vila Nova e Liberdade.

Trânsito e Transportes

Nesta quinta-feira (14), dia em que os serviços serão facultativos na administração municipal, todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Coletivo Urbano da cidade vão operar normalmente. Em relação ao trânsito, equipes de agentes serão destacadas a pontos específicos para disciplinar o tráfego nos locais de maior fluxo, como no acesso à orla marítima, no entorno de feiras e na saída da capital.

Blitz Urbana

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) manterá equipes da Blitz Urbana atuando em regime de plantão durante a Semana Santa, para atender ocorrências relacionadas ao comércio informal, postura e apreensão de animais.

Guarda Municipal e Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) terá equipes da Guarda Municipal de São Luís realizando as ações rotineiras do órgão durante o feriado da Semana Santa. As atividades incluem rondas preventivas e ostensivas em vários pontos da cidade, como a região do Centro Histórico, com o intuito de proteger o patrimônio público e evitar a prática de delitos.

A Guarda Municipal de São Luís está presente ainda nos cinco terminais de integração da cidade. Os guarda-vidas da instituição também intensificarão os patrulhamentos nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho. Além disso, a Defesa Civil de São Luís estará de prontidão para os atendimentos emergenciais.

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) mantém funcionando 24h as 14 unidades de Acolhimento Institucional e Familiar, disponibilizando 380 vagas para proporcionar proteção social por meio do acolhimento temporário.

Fiscalização de feiras e mercados

Durante o feriado prolongado, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) vai garantir a fiscalização de feiras e mercados, considerando a grande procura de produtos alimentícios nesses locais, sendo peixes e crustáceos os principais.

No Domingo de Páscoa (17), ocorre mais uma edição da Feirinha São Luís. O evento, que ocupa a Praça Benedito Leite, Rua do Egito e Rua de Nazaré, no Centro Histórico, das 9h às 15h, terá como atrações culturais, entre outras, o Boi da Maioba e o grupo de Samba Deu Bom.

Serviços limpeza e iluminação pública

O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) manterá equipes trabalhando normalmente até quinta-feira (14) e terá equipes de plantão para emergências em caso de quedas de árvores em vias públicas, podendo ser acionadas pelo telefone (98) 99186 – 6892.

Os serviços de iluminação pública seguem com programação normal de manutenção até quinta-feira (14) e atendimento 24h no feriado e fim de semana, por meio do telefone 0800 284 80 82, para solicitações emergenciais.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) também segue com programação normal até quinta-feira (14). Na sexta-feira (15), haverá equipes de plantão de varrição e lavagem em pontos como frente da Prefeitura, Praça Pedro II, Praça Benedito Leite, Praça Deodoro, Largo do Caroçudo, Mercado do Peixe (Anel Viário), Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, Avenida dos Holandeses (Ponta d’Areia), Parque do Bom Menino, entre outros.

Os Ecopontos Cidade Operária, Mata Roma, Jardim América, Parque Amazonas funcionarão no feriado e fim de semana.

Carregando