INSS solicita 7.830 vagas para concurso público

O primeiro passo, logo após a autorização publicada em Diário Oficial, será a definição da oferta de vagas

Fonte: Da redação com Folha Dirigida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou ao Ministério da Economia autorização para realizar concurso público para 7.830 vagas em todo o país.

Das 7.830 vagas pedidas, 6.084 são para a carreira de técnico do seguro social, que exige o nível médio e tem ganhos de R$5.186,79. As demais 1.746 vagas são solicitadas para o analista do seguro social, cargo de nível superior e com remuneração de R$7.659,87.

O pedido do INSS também detalha como essas vagas de técnicos e analistas serão aproveitadas, se houver autorização.

No caso do técnico, o instituto prevê as seguintes áreas de atuação:

Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas);
Combate à Fraude (734);
Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216);
Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40);
Serviço de Cobrança Administrativa (34);
Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46)
Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996)
Área meio (80).

Já para analista, as vagas contemplam as seguintes possibilidades de atuação:

Serviço Social (463 vagas);
Reabilitação Profissional (702);
Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406);
Área meio (175).

A grande mudança em relação ao pedido feito em 2021 é a área meio, tanto para o técnico, quanto para o analista. As demais áreas permanecem com o mesmo quantitativo de vagas.

O pedido de concurso do INSS também prevê o cronograma, caso a seleção seja autorizada. Esse cronograma, ágil, é composto por prazos para conclusão dos preparativos da seleção.

O primeiro passo, logo após a autorização publicada em Diário Oficial, será a definição da oferta de vagas, o que deverá acontecer em três dias.

Em seguida, o INSS vai elaborar a minuta do edital, ou seja, o projeto básico do concurso, com as principais informações para que as bancas encaminhem propostas na concorrência pela organização da seleção.

O prazo para fechar o projeto básico, segundo o pedido de concurso, é de oito dias. A escolha e contratação da banca organizadora poderá durar, no máximo, 23 dias.

Isso porque a autarquia prevê o envio do projeto básico às instituições em um dia, recebimento das propostas das bancas por cinco dias, definição da organizadora um dia após o recebimento das propostas e elaboração do contrato com a escolhida em até seis dias.

A assinatura do contrato é a etapa que levará mais tempo, na projeção do INSS. São esperados até dez dias nessa fase.

Em seguida, o INSS prevê cinco dias para fechar a elaboração do edital, o publicando em Diário Oficial com antecedência de quatro meses para a prova.

 

Fechar