AGROBALSAS 2022 – Governador Brandão recebe diretores da Fapcen e determina à sua equipe total apoio ao maior evento de agro do Maranhão

Audiências ocorreram nesta segunda-feira, 18, em Palácio e o chefe do Executivo maranhense anunciou que vai estar despachando durante o evento

Fonte: Ascom/ Agrobalsas

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e seu secretariado, receberam, nesta segunda-feira, 18, em Palácio, uma equipe da Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) e do AGROBALSAS. Em pauta, a realização, entre os dias 16 e 20 de maio, da 18ª AGROBALSAS, evento do qual o Governo do Maranhão é parceiro. Nesta reunião ficou reafirmado o compromisso do governo do estado com o melhoramento da estrutura de toda a área de exposição, localizada na Fazenda Sol Nascente, que é campo de experiências agronômicas, da Fapcen, na zona rural de Balsas, cidade-polo do agronegócio no Cerrado Maranhense. Ficou definido, também, que o governador Brandão fará governo itinerante durante o  maior evento de agrotecnologias do Maranhão. Seu gabinete já está sendo preparado no prédio-sede da Fapcen, na Sol Nascente, onde o chefe do Executivo estadual atenderá as lideranças dos agronegócios da região de Balsas.

Foto: SECOM/Governo

Nesta mesma oportunidade, os executivos da Fapcen e do Agrobalsas entregaram ao governador do estado uma placa de homenagem ao seu empenho pelo desenvolvimento social e econômico do estado maranhense, sobretudo dos agronegócios empresarial e familiar. A placa tem uma das mais célebres frases do pensador e dramaturgo alemão Bertolt Brecht – “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Foto: SECOM/Governo

Receptividade

Para a Engenheira Agrônoma Gisela Introvini, superintendente da Fapcen e coordenadora do AGROBALSAS, a diretoria da instituição que superintende “marcou história no tempo e no espaço de toda a sua trajetória ao ser recebida e bem atendida por um governador do Estado e sua equipe de governo”.

Conforme Paulo Kreling, presidente da Fapcen e da Associação dos Produtores da Serra do Penitente, na região de Balsas, “o doutor Brandão fala a nossa a linguagem, é produtor rural como nós e isto nos deixa mais esperançosos em relação às  reivindicações que a classe produtora vêm fazendo ao longo do tempo”, comenta Paulo Kreling.

Com este mesmo entusiasmo, voltou para Balsas a esposa do presidente da Fapcen, Sandra Kreling. Ela é, igualmente, produtora rural e membro da Plataforma Associação das Mulheres do Agro Ouro (AMAO). De acordo com ela, as audiências foram de muita relevância, principalmente com a secretária do Meio Ambiente do Maranhão, Raysa Queiroz, “momento em que nós apresentamos o profissionalismo do homem do campo, que consolida um trabalho que começa no espalhar a semente no solo, de forma sustentável, à ponta final, que o mercado”, diz ela.

Marcelo Introvini, diretor da Fapcen e executivo do AGROBALSAS analisa as audiências como “uma mostra de um governo que veste a camisa do que somos e fazemos em prol do Maranhão”. Sobre a placa entregue ao governador Brandão, Marcelo diz que ela expressa um homem considerado imprescindível que,  com toda  a certeza,  dará continuidade a uma grande história de luta por toda uma vida em prol do estado do Maranhão.”

Governador conhecedor do Agro

A Dra. Ana Cecília Delavy, advogada representante da OAB/Balsas no evento e membro da AMAO, descreve as audiências no Governo do Maranhão como altamente positivas para os agronegócios no sul do Maranhão, além de expressar sua simpatia pela recepção que o governador Brandão proporcionou a equipe da Fapcen e AGROBALSAS.

“O governador foi muito receptivo com a nossa  equipe; mostrou profundo conhecedor do agronegócio e muito sensibilizado com a nossa preocupação em fazer um grande evento.”, informa.

Ainda conforme esta profissional do Direito, Brandão mostrou-se também “muito interessado em divulgar este sul do Maranhão que produz e que gera renda para o estado e, ainda,  mostrou  boa vontade em dotar a área de exposição da Fazenda Sol Nascente das melhores estruturas que garantam a realização de uma grande feira.Nós encontramos um governador aberto para a região e muito motivado”, frisa.

“A audiência em São Luis foi muito proveitosa. Nós fomos muito bem recebidos pelo deputado Fábio Braga e pelo governador Brandão e,  logo de início,  já tivemos uma boa notícia, a  de que o pleito da Fapcem de pavimentação da entrada e de toda a área  de exposições estáticas  serão feitos pelo governo do Estado”, comemora Erivaldo Fonseca, representante do Rotary Club de Balsas, no AGROBALSAS .

Conforme ele, são investimentos de mais de R$ 2 milhões “e isto é fruto que vem sendo feito há muito tempo pela Fapcen e produtores rurais.”

De acordo com Erivaldo, o AGROBALSAS  é uma feira que consegue agregar  todos os segmentos sociais, econômicos e de Estado, com o objetivo de atrair investimentos para desenvolver a região. “Esta é a principal pauta do AGROBALSAS”, aponta.

“Acreditamos que o eventos deste ano será uma grande feira, será a melhor de todas as outras já realizadas.”, conclui.

Serviço

A 18ª edição do AGROBALSAS  acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas (MA).  Desde sua primeira edição, o evento é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas-MA.

Fechar