AGROBALSAS 2022 – Evento é o centro gerador e expositor do desenvolvimento regional

A região onde o município está inserido – Cerrado maranhense -, é uma das que mais crescem no Maranhão e no Nordeste brasileiro

Fonte: Ascom/Agrobalsas

Foto: Reprodução

 

Dirigir ou andar pelas ruas da cidade de Balsas; ver suas lojas com diversos artigos de bens de consumo; concessionárias; redes de Educação e Saúde privadas; seus super e hiper mercados, entre outros segmentos de oferta de serviços e produtos, é sentir, nas suas devidas proporções, o cotidiano das grandes cidades brasileiras. A cidade, polo de uma das maiores regiões agrícolas do Brasil, tem seus pouco mais que 100 mil habitantes, segundo o censo de 2018,  feito pelo IBGE, fora a população flutuante, oriunda de quase todo o sul do Maranhão,  sul do Piauí e nordeste do Tocantins,  que nela tem seu centro comercial, de saúde e  administrativo estadual e federal. A cidade é “oxigenada” pelo Agronegócio, atualmente diversificado, feito, e sua maioria por bravos produtores que vieram do Sul e Sudeste do Brasil desbravar essas terras e gerar riquezas.

A região onde o município está inserido – Cerrado maranhense -, é uma das que mais crescem no Maranhão e no Nordeste brasileiro. Ele integra a região do MATOPIBA.

A soja abriu fronteiras e continua sendo o carro-chefe da região Foto: Antônio Oliveira

Para se ter uma ideia deste desenvolvimento econômico, catapultado pela produção de grãos, fibra e biomassa, na safra de 1988/1989,  a área plantada de soja foi de 22.850 hectares, com produção em torno de 800 mil hectares. Na safra 2020/2021, foram colhidos 6 milhões de toneladas de grãos, com a produtividade da soja chegando até a mais de 70 sacas por hectare, numa área plantada  de 1,6 milhão de hectare (dados da Conab), incluindo o milho de safra e safrinha.

Conforme o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Balsas é o terceiro de 6 municípios que se destacam na composição do Produto Interno Bruto (PIB) gerado no Maranhão, somando juntos metade de tudo o que é produzido no estado.

O setor agrícola é o responsável por esse desempenho, cujos resultados se devem à regularidade das chuvas, ao aumento significativo da área plantada e aos incentivos do governo como a redução de impostos sobre produtos agrícolas, resultando em safras recordes.

E há, ainda, muita terra a ser cultivada na região, respeitando-se as reservas legais, como, geralmente, é feito atualmente e com o uso das mais avançadas tecnologias agronômicas, mecânicas e conectada com o mundo.

A região está se desabrochando, também, para a pecuária de corte; avicultura e piscicultura. Matéria prima para ração animal é o que não falta. Logística, uma das melhores de todo o MATOPIBA.

Sobre o Cerrado do MATOPIBA

O que predomina na região do MATOPIBA – acrônimo do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -,  é o bioma Cerrado. E,  aqui, eu reflito dados da Embrapa. São 66,5 milhões de hectares, o equivalente a 91% da área.

Remanescentes do bioma Amazônia (5,3 milhões ha ou 7,3% da área) e Caatinga (1,2 milhões de hectares ou 1,7% da área) são encontrados nos limites noroeste e leste da região, respectivamente. Três bacias hidrográficas estão presentes: Bacia do Rio Tocantins (ocupando 43% da área do MATOPIBA), Bacia do Atlântico – Trecho Norte/Nordeste (com 40%) e Bacia do Rio São Francisco (com 17%).

A soja ocupa, atualmente, mais de 20 milhões de hectares na região, o que equivale a 9,8% da área total do bioma na região. Os 20 milhões de hectares, por sua vez, representam 52% de toda a área de soja do Brasil. Além disso, dos 1.390 municípios do bioma Cerrado, 990 cultivam soja, responsáveis, atualmente, por mais de 10% da produção nacional de grãos.

O AGROBALSAS

É neste universo de desenvolvimento que se insere o evento AGROBALSAS, para o qual aflui toda a região, principalmente dos estados inseridos na região do MATOPI (Maranhão, Tocantins e Piauí). O evento, que é o maior do Maranhão e já foi incluído no ranking nacional de feiras agrotecnológicas, como uma das maiores do Brasil, foi criado em março de 2000 pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte Irineu Alcides Bays (Fapcen) e vem registrando crescimento de público, expositores e negócios sensacionais. Para este ano, a previsão é que o evento tenha 800 expositores e movimente recursos entre R$ 3,5 bi e R$ 4 bi.

A feira já é, também, um dos maiores pontos de encontros de produtores rurais empresariais e empresariais; de comercialização de máquinas, implementos, veículos leves e pesados e serviços.

A Fapcen

Entidade sem fins lucrativos, a fundação de apoio a pesquisa foi criada por empresários e produtores rurais com a missão promover o desenvolvimento sustentável a partir do melhoramento genético da soja,  em parceria com a Embrapa,  no início dos anos 2000,  cumprindo a contento tal missão. Com isso, o despertar do corredor de exportação norte, sentido Porto do Itaqui,  se tornou uma realidade crescente e pujante, no abrir as portas do Brasil para este estado brasileiro – o Maranhão -,  ao Mundo. A partir de Itaqui, são 7 dias para Roterdan e 21 dias pelo Canal do Panamá até China.

De seu pioneiro apoio à pesquisa, surgiram variedades de soja para as condições edafoclimáticas  do MATOPIBA, com destaque para  cultivar Sambaíba que, praticamente, abriu fronteiras para a soja no Cerrado das  regiões Centro – Oeste,  Norte e Nordeste do Brasil – do Rio Grande do Norte a Roraima, se estendendo à Linha do Equador.

Atualmente, além de apoio às ciências agronômicas,  certificação de soja nas propriedades rurais, por meio da Associação Internacional de Soja Responsável  (RTRS), entidade cuja mesa redonda está presente em 23 países, com mais de 300 marcas de compradores da indústria de soja, não somente no estado do Maranhão, mas em outros estados no Brasil, a fapcen realiza o maior evento do agronegócio no Maranhão – o AGROBALSAS. Atua, ainda  na projeção do Pacto da Região de Balsas com metas previstas para a diversificação da produção e incremento da produtividade ao agronegócio familiar, na conservação dos cerrados e na inclusão do agronegócio com as comunidades, mulheres produtoras que interagem com diferentes  entes empresarias, profissionais e  comunidades. Incluem-se neste contexto de ações, estudantes e acadêmicos, através da Plataforma Feminina Mulheres Agro Ouro, criada em 2017 pela FAPCEN.

Evento

A 18ª edição do AGROBALSAS  acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas que, desde sua primeira edição,  é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas.  O tema proposto  para este ano,  remete ao futuro: “CONECTIVIDADE CERRADO,  O GRANDE CELEIRO’’, um prognóstico do que ainda esta para vir após a consolidação do plantio das grandes commodities soja, milho, algodão, rumo a consolidação da pecuária e o incremento da produtividade na diversificação da produção de alimentos, mediante a segurança e minimização dos eventuais riscos, com destaque para a grande parceria que a FAPCEN possui por meio das Instituições que se fazem presentes neste evento ao longo do tempo.

Fechar