Estudante da rede estadual é selecionado pela 2ª vez para o Programa Jovens Embaixadores

Jédesson Sousa Bandeira, de 17 anos, integra na cidade de Passagem Franca o Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA),

Fonte: Redação/Assessoria

O Programa Jovens Embaixadores 2022, previsto para acontecer do dia 2 a 16 de julho, nos Estados Unidos, divulgou os estudantes selecionados para participar da iniciativa. Pela segunda vez, o maranhense Jédesson Sousa Bandeira, 17 anos, aluno do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto, localizado no município de Passagem Franca, foi selecionado e representará o Maranhão em mais uma edição do Programa. O resultado foi divulgado, na última quarta-feira (20), pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Jédesson Sousa Bandeira integra, em sua cidade, o Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA), um projeto de empreendedorismo que foi criado pelo município como parte das atividades do Selo Unicef. No projeto, são realizadas palestras, eventos e atividades sociais para crianças para conscientizar sobre a violência infantil e a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que estão fora da escola.

Durante o evento, o estudante estará acompanhado de 49 jovens, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania, mudança social em sua comunidade e em nível global, e para compartilhar um pouco de sua história e cultura. Os Jovens Embaixadores viajam em julho de 2022 para os EUA, onde ficam por volta de três semanas.

Jédesson Sousa também foi selecionado no Programa em 2021 e hoje comemora duplamente a sua conquista. O estudante contou sobre a participação no Programa Jovens Embaixadores, no ano passado. Devido à pandemia da Covid-19, o programa não pôde ser realizado em formato presencial nos Estados Unidos, não permitindo que o estudante realizasse o seu sonho, mas a experiência adquirida se transformou em aprendizado.

“Conheci o programa através de um professor de Língua Inglesa. Desde então, tive o desejo de me inscrever. Em 2021, consegui chegar até a entrevista e graças a Deus fui selecionado como jovem embaixador 2021. Devido à pandemia, não foi possível ter a tão sonhada viagem para os Estados Unidos, mesmo assim não desisti do programa, foram meses de grande aprendizado, não só na área de inglês, mas pude aprender muito sobre como eu posso mudar minha realidade através de habilidades que nem sabia que tinha”, expressou Jédesson.

O sonho de conhecer os EUA não ficou esquecido por Jádesson. A dedicação aos estudos foi materializada em mais uma grande conquista. “Na vida estudantil sempre fui esforçado e sempre gostei de tirar notas boas, até mesmo nas matérias que não gosto. Em 2022, tive o desejo de participar novamente do Programa Jovens Embaixadores e após alguns meses saiu o resultado de que eu havia sido selecionado novamente como jovem embaixador 2022. Agora sim, teremos a nossa viagem e sou muito grato por isso”, comemorou.

O estudante também revelou quais serão os passos seguintes para a tão sonhada viagem. “Agora, após a seleção, começamos a organizar tudo, questões de passaporte, malas, o que levar e tudo mais. A viagem está prevista para 27 de junho e até lá é apenas ansiedade. O nosso retorno será em 19 de julho e assim espero trazer uma bagagem maior e melhor para poder aplicar nos meus círculos sociais e também no NUCA, meu projeto social”, afirmou.

Fechar