Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

AGROBALSAS 2022 – “O Governo do Maranhão é um grande parceiro do AGROBALSAS”, diz José Antônio Heluy, da Sagrima

Desde sua primeira edição, o evento é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas

A Ascom/AGROBALSAS, inicia, com esta matéria uma série de outras com lideranças  públicas estaduais e federais voltadas para os agronegócios, o meio ambiente e, que de certa forma, estão com as atenções e empenho voltados para  o desenvolvimento do Cerrado Maranhense, cuja maior vitrine é esta feira, promovida pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).

Um trabalho que, tanto da parte da Fapcen, quanto dessas lideranças, é essencialmente  técnico e de esclarecimento a sociedade maranhense, nos contextos social, político , administrativo e econômico. 

Foto: Ascom/Sagrima

O secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), José Antônio Heluy, é a primeira dela e começa acertando na afirmação do título deste material informativo. Realmente, principalmente, na atual gestão estadual, o Governo do Maranhão, está sendo um grande parceiro, atento na importância do evento para o desenvolvimento social e econômico do sul do Maranhão.

“O Cerrado maranhense tem alguns pontos que influenciam a visão do Governo do Estado do Maranhão, principalmente o agronegócio, o bioma e o potencial turístico. O agronegócio é um vetor de desenvolvimento da economia do estado, com impacto direto na balança comercial, o que é muito positivo.” – Inicia o executivo.

Ainda conforme ele, o  Governo do Estado tem a preocupação de buscar o equilíbrio entre a produção, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. “Nós da Sagrima, bem como a secretaria coirmã que trabalha com a agricultura – a Secretaria de Agricultura Familiar – e as nossas agências de controle e pesquisa (Aged e Agerp), estamos todos unidos para fortalecer as políticas públicas da agricultura, pecuária e pesca.” – Pontua.

E continua afirmando que “o Cerrado maranhense é essa força que cresce e o Estado está presente em Balsas acompanhando esse desenvolvimento.” – afirma.

– A região tem – nas políticas de governo – um tratamento diferenciado, em função da sua economia e problemas sociais causados pelo desenvolvimento econômico e pela escassez de recursos municipais? – Questionamos ao titular da Sagrima.

“O Estado tem uma visão do Maranhão como um todo, com preocupação, cuidado, zelo e investimentos em todas as suas regiões, de acordo com as suas peculiaridades e vocações. O Cerrado maranhense tem como principal característica o crescimento do agronegócio, assim como temos na região Tocantína a maior bacia leiteira do estado e polos turísticos importantes em regiões como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas.” – Continua.


Conforme o secretário José Antônio Heluy , “o agronegócio no Cerrado maranhense cresceu e desenvolveu Balsas e cidades próximas. O Governo do Maranhão tem estado presente com políticas públicas para garantir o crescimento sustentável da região.”- Garante

 
– E o que representa o Cerrado maranhense na política de atração de investimentos do governo maranhense? – Voltamos a questionar ao executivo.

“Como eu falei anteriormente, o Cerrado maranhense é forte pelo agronegócio e também por sua rica biodiversidade. E o Governo do Estado está presente, por meio das secretarias de Indústria e Comércio e da Agricultura, ajudando a estimular investimentos e a fortalecer as cadeias do agronegócio.” – Garante.

Ainda conforme ele, o  Governo do Maranhão entende que é importante a industrialização local da soja. É uma forma de agregar valor ao produto, permitindo ao produtor rural aumentar sua rentabilidade gerando, também, mais emprego, renda e oportunidades para a população local.” – Defende o Secretário

 – E o AGROBALSAS, que papel o evento exerce neste contexto? – Foi outra pergunta da Ascom/AGROBALSAS.

E para o titular da Sagrima, “este evento não é só um dos maiores eventos agrícolas da região, é uma potência! É uma vitrine do agronegócio, do que está sendo feito e das perspectivas de crescimento. Ajuda a atrair investidores e a divulgar o Maranhão, pois mostra os avanços no setor agrícola, sua potencialidade e também as belezas do Cerrado maranhense. O Governo do Estado é parceiro do evento, junto à Fapcen, e os resultados são sempre muito positivos.”

Também a nosso pedido, José Antônio Heluy  descreveu como será a vitrine e as ações do Governo do Maranhão no AGROBALSAS.

O Governo do Maranhão sempre foi um grande parceiro da Fapcen na realização do AGROBALSAS e a Sagrima sempre esteve presente com um grande espaço na feira. Este ano essa parceria foi reforçada com uma ordem de serviço de R$ 2,5 milhões do Governo do Maranhão para a pavimentação, restauração e modernização da área da feira. E nós da Sagrima estaremos no Espaço Agro, coordenando toda a rede que trabalha com a agricultura, pesca e pecuária no Estado: Secretaria de Agricultura Familiar, Aged, Agerp, Embrapa e Senar. Apresentaremos todos os nossos serviços, ações e projetos do setor no Maranhão, num contato direto com os produtores e a população. Assumimos a Sagrima há pouco mais de 10 dias, mas temos certeza de que nosso espaço estará à altura deste grande evento que é o AgroBalsas.

Serviço

A 18ª edição do AGROBALSAS  acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas (MA).  

Desde sua primeira edição, o evento é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas.

Carregando