Após 39 anos, Fecomércio terá novo presidente

O empresário José Arteiro da Silva fará alternância no cargo, e o seu sucessor será Maurício Feijó, que deverá ser eleito nesta terça.

Fonte: Aquiles Emir

Esta terça-feira (26) será uma data histórica para a política empresarial maranhense, pois 39 anos depois de ter assumido a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio- -MA), o empresário José Arteiro da Silva fará alternância no cargo, e o seu sucessor será Maurício Feijó, que deverá ser eleito nesta data.

A eleição será por chapa única, já que apenas um candidato se habilitou. De acordo com edital da Fecomércio, publicado dia 22 de fevereiro deste ano, a votação ocorrerá das 09h às 15h, na Sala de Reuniões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão, Edifício Francisco Guimarães e Souza, localizado na Avenida dos Holandeses, bairro do Calhau.

Para ser declarado eleito, o candidato terá de obter 50% + 1 dos votos, de pelo menos 2/3 (dois terços) dos sindicatos filiados. Se o quórum mínimo não for obtido na primeira votação, uma segunda será convocada para a quinta-feira (28) e se ainda assim não houver o número mínimo, uma terceira escolha será feita, dia 03 de maio, desta vez com a quantidade de eleitores presentes.

José Arteiro tomou posse para o primeiro mandato em 1983 com a morte do presidente Francisco Guimarães e Souza, de quem era vice. Segundo ele, por diversas vezes tentou passar o comando da entidade, porém, era sempre estimulado a permanecer porque seria a pessoa com mais poder de agregar os dirigentes sindicais que participam da entidade.

Desta vez, no entanto, resolveu que era o momento de passar o bastão. “Se eu não tomar a iniciativa de sair, ficarei aqui até meus últimos dias e eu gostaria de dedicar um pouco mais de tempo a mim mesmo e à minha família”, diz ele, afirmando ter certeza de que prestou um grande serviço ao Maranhão como dirigente da entidade.

DIRETORIA

Maurício Feijó, por sua vez, informa que há mais de dois anos vem sendo sondado para suceder Arteiro na Fecomércio, mas sempre tratou a questão sem muita profundidade. Chegou o momento em que não poderia mais dizer não, até porque formou-se um consenso de que era o nome certo para o cargo.

Feijó terá como primeiro vice o empresário Wilson Maia, de Imperatriz. Manoel Barbosa e Antônio Oliveira serão, respectivamente, 2º e 3º vices.

Além da Federação do Comércio, o Sistema Fecomércio é composto pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com unidades em diversos municípios do estado.

Fechar