O Dia do Livro 2022 será comemorado na cidade de Guadalajara (México)

O livro é uma grande fonte de conhecimento que tem um amplo alcance global

Fonte: Da redação

A leitura é uma atividade que faz parte da vida de muitas pessoas. É um processo intelectual de compreensão de uma série de informações, que estimula o raciocínio, a capacidade de pensamento crítico, melhora a gramática e potencializa os processos cognitivos, como atenção, concentração e memória.

O livro é uma grande fonte de conhecimento que tem um amplo alcance global. E de acordo com a UNESCO, essas obras literárias, científicas, linguísticas, biográficas, de referência ou outras, para serem consideradas um livro, devem ter no mínimo 50 páginas.

23 de abril é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, e os infobooks trazem uma ampla categoria de livros gratis e atualizados que você pode baixar e recomendar aos seus amigos para comemorar essa data tão importante.

Por que o Dia Mundial do Livro começou a ser comemorado?

O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral é uma comemoração que começou a ser celebrada em 1996 depois que a União Internacional de Editores (Associação que representa a Indústria Editorial internacionalmente desde sua fundação em 1896) enviou a proposta à UNESCO e será aprovada em 15 de novembro , 1995 em Paris.

As principais razões para começar a comemorar o Dia Mundial do Livro são:

  • Combater o analfabetismo.
  • Promova a leitura.
  • Proteger a Indústria Editorial e os Direitos do Autor.
  • Prestar homenagem universal aos livros e seus autores.
  • Conheça as contribuições das grandes figuras da literatura.
  • Melhorar os processos cognitivos.

Capital mundial do livro

Desde 2001, a UNESCO e as três organizações profissionais internacionais do mundo do livro (a Federação Internacional de Livreiros, a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas e a União Internacional de Editores) selecionaram uma cidade como Capital Mundial do Livro para manter a motivação para celebrar este feriado todos os anos.

Esta eleição consiste em que durante um ano, a cidade selecionada pelas referidas organizações tenha a missão de organizar uma série de atividades culturais relacionadas com o mundo do livro.

Desde 2001, as cidades escolhidas como capitais mundiais do livro são: Madrid (2001), Alexandria (2002), Nova Deli (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Turim (2006), Bogotá (2007), Amesterdão ( 2008), Beirute (2009), Liubliana (2010), Buenos Aires (2011), Yerevan (2012), Bangkok (2013), Port Harcourt (2014), Incheon (2015), Wroclaw (2016), Conacri (2017), Atenas (2018), Sharjah (2019), Kuafa Lumpur (2020), Tbilisi (2021) e Guadalajara (2022).

A cidade de Guadalajara (México) foi nomeada em novembro de 2020 como Capital Mundial do Livro para o ano de 2022 pela UNESCO. Esta ciudad que es la vigésimo segunda ciudad, presentará un extenso programa de actividades culturales a lo largo del año para incentivar a los ciudadanos a leer más, con talleres de lectura y escritura, con un proyecto artístico sobre “la torre de babel”, entre outras atividades. No Brazil tambem vai celebrar o dia do livro, se você quiser participar, pode ser guiado por este calendário.

Durante esta data, muitas cidades de mais de 100 países que participam desta festa realizam ações e atividades, como trocar um livro ou presenteá-lo a entes queridos, ou mesmo a pessoas que não são tão próximas, para motivar a leitura.

Neste dia o site diadellibro.eu e infolibros está repleto de visitas de todo o tipo de pessoas, como leitores, escritores, autores, editores, livreiros, bibliotecários, universidades, políticos, bibliotecas, jornalistas, entre muitos outros.

 

Fechar