Unidade de Acolhimento Estadual promove atividades da campanha “Abril Verde”

A iniciativa foi do técnico em segurança do trabalho Sr. Washington Montenegro, e contou com a participação de 13 acolhidos e colaboradores.

Fonte: Redação

A Unidade de Acolhimento Estadual (UA) deu início nesta terça-feira, 26 de abril, a campanha Abril Verde, em alusão à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A iniciativa foi do técnico em segurança do trabalho Sr. Washington Pinheiro Montenegro, e contou com a participação de 13 acolhidos e colaboradores.

A iniciativa foi do técnico em segurança do trabalho Sr. Washington Pinheiro Montenegro (Foto: Divulgação)

A abertura foi realizada pela coordenadora do serviço Daiane Costa, Enfermeira de formação, especialista em urgência e emergência e pós graduanda em saúde mental. A profissional explanou sobre a história do surgimento da campanha no Brasil.

“No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano de Virgínia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, frisou a coordenadora, completando.

“Neste dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05”, explicou.

Unidade de Acolhimento Estadual promoveu atividades da campanha “Abril Verde” (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, a coordenadora Daiane Costa, juntamente com o técnico de segurança abordaram medidas preventivas dentro das instalações inseguras do prédio, como por exemplo: o uso correto do corrimão, EPC – Equipamento de Proteção Coletiva, entre a vulnerabilidade de outros riscos existente com o intuito de promover segurança e valorizar a vida dos colaborares e usuários deste serviço.

A programação ainda contou com uma dinâmica sobre o uso dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) pelo técnico Washington Montenegro. Em seguida, foi apresentada uma peça teatral, organizada pela terapeuta ocupacional Dácia Almeida com o tema: “Valorize a VIDA – Pratique Segurança”.

Ao longo da semana, a Unidade de Acolhimento contará com outras temáticas, como palestras educativas com os seguintes temas:

– Prevenção de combate ao princípio de incêndio;
– Higienização correta das mãos;
– Noções básicas de primeiros socorros;
– Prevenção de doenças relacionadas ao Tabagismo, entre outros.
A programação ainda terá sessões de técnicas de relaxamento – massoterapia.

A Terapeuta Ocupacional Dácia Almeida discorreu, no final da programação, sobre a importância de treinar e utilizar os cinco sentidos nesse contexto e adição dos sexto e sétimos sentidos, ainda em estudo pela ciência. “Tais sensores naturais aplicados à segurança do trabalho mostram-nos que não servem apenas para nos fazer ver, falar, ouvir ou sentir, mas também para nos orientar, alerta e ensinar a evitar acidentes na vida diária e profissional”, frisou.

Gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), a Unidade de Acolhimento Estadual está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.

Fechar