Como Escolher a Melhor Música para Seus Projetos de Vídeo?

A criação de conteúdo para a internet é uma das atividades que mais cresceu desde 2020

Fonte: Da redação

A criação de conteúdo para a internet é uma das atividades que mais cresceu desde 2020. Aplicativos como Tik Tok, Instagram, Youtube e Facebook são as principais plataformas para quem deseja tanto criar quanto consumir estas mídias.

Dentro da criação de conteúdo, podemos afirmar que o tipo de material mais consumido são, sem dúvida, os vídeos. Existem vídeos informativos, humorísticos, vlogs e diversos outros campos, cada um com seu público específico.

Se em 2010, com o estouro inicial dos Youtubers, essa profissão já estava sendo grandemente cobiçada, imagine agora que não estamos mais limitados à apenas uma plataforma: o número de youtubers, tiktokers e influencers está aumentando a cada dia que se passa!

O artigo de hoje é destinado para os criadores de conteúdo de vídeo, ou videomakers, e está recheado de dicas para melhorar e incrementar seus vídeos. Iremos falar sobre como escolher a melhor trilha sonora para seus vídeos, para aprimorar ainda mais seu conteúdo. Vamos começar?

Escolhendo a música ideal

O primeiro passo é decidir e encontrar a música ideal para o vídeo. Para fazer isso, devemos primeiro definir qual é o gênero de nosso vídeo. É um conteúdo engraçado? Assustador? Alto astral? Após criar o roteiro, a resposta já deve estar na ponta da sua língua.

Se precisar, assista de novo até conseguir identificar corretamente qual é a temática do conteúdo. Lembre-se de que, quanto mais específico o conteúdo, mais específica deverá ser a trilha sonora – e talvez isso significa que você precisará passar mais tempo procurando por ela.

Depois disso, precisamos achar uma biblioteca de músicas e sons confiável e de qualidade. Quando realizamos uma pesquisa na internet, é possível encontrar diversos resultados, mas vários sites possuem vírus e malwares nas músicas disponibilizadas, que infectam o computador ao serem baixadas.

Além disso, é preciso se atentar aos royalties das músicas. Muitas das músicas mais populares do momento possuem direitos autorais aplicados sobre elas; em outras palavras, você precisa pagar uma certa quantia em dinheiro para poder utilizá-la.

Diversos sites irão disponibilizá-las para download ilegalmente, podendo fazer com que seu vídeo saia do ar futuramente – e queremos que seu vídeo permaneça online por um bom tempo, certo?

Um dos bancos de dados mais recomendados para uso atualmente é o https://br.depositphotos.com/music.html. Ao contrário do que se pensa, ele não é destinado apenas à imagens, e conta com diversos recursos midiáticos disponíveis para download, como músicas e sons.

Encontrando a trilha sonora

Com o site preparado e o tema principal definido, agora precisamos apenas encontrar a trilha sonora ideal. Para isso, precisamos definir, primeiramente, em quais momentos a música irá tocar.

A trilha sonora pode tocar durante todo o vídeo, ou apenas em momentos específicos. Ou ainda, você pode adicionar outros efeitos sonoros ou músicas para tocar em determinados pontos do vídeo.

É importante ter em mente o tempo de duração do seu vídeo. A maioria das músicas gira em torno de 3 a 4 minutos de duração, então se seu conteúdo for mais longo que isso, precisamos escolher uma alternativa: ou escolhemos mais de uma música para tocar, ou dividimos somente uma música para tocar apenas em momentos específicos do vídeo.

Para a primeira opção, é preciso escolher músicas que combinem entre si, para que a transição de uma para outra não seja bruta e acabe cortando o clima do espectador.

Lembre-se de que uma música nova começará a tocar quando a outra terminar, então você deverá se atentar ao final da primeira música e ao começo da segunda, para que estes sejam complementados um pelo outro.

Uma boa dica para realizar essa transição é: na hora de editar o áudio do vídeo, quando a primeira música estiver prestes a acabar, diminua o som dela gradualmente; então, comece a segunda música com o volume no 0, e vá aumentando também gradativamente. Dessa forma, você garante uma mudança suave e muitas vezes imperceptível.

Foto de: Dinamize

Efeitos sonoros

Para incrementar ainda mais seu vídeo, você pode optar por adicionar efeitos sonoros, além de músicas de fundo. Os efeitos são utilizados para se criar uma certa atmosfera no vídeo, causando determinados sentimentos e sensações no espectador.

Tais efeitos são especialmente úteis em vídeos imersivos, onde se tem uma narrativa. Desse modo, quem assiste ao vídeo pode se inserir na história com mais facilidade.

Eles também são muito utilizados em vídeos de comédia ou pegadinhas, dada a grande abundância de efeitos sonoros cômicos e a sua popularização em programas de rádio e TV.

Para encontrar os efeitos sonoros ideais, o processo é o mesmo das músicas: basta definir um momento ideal para que sejam tocados, o sentimento que se quer transmitir e, então, encontrar o efeito ideal em um banco de dados como o Deposit Photos.

Depois de acrescentar as músicas e finalizar a edição do seu vídeo, você vai notar como a trilha sonora faz uma enorme diferença no resultado final.

Se possível, mostre seu vídeo a amigos ou familiares e observe suas reações. Assim, você perceberá em tempo real se obteve sucesso nos sentimentos que queria transmitir com a trilha sonora.

Caso seja necessário, edite o vídeo e assista-o diversas vezes até que tudo esteja do seu agrado. Aí, é só publicar e divulgar nas redes sociais!

Fechar