SÃO LUÍS – Com mais consumidores dispostos a presentear no Dia das Mães 2022, a Pesquisa de Intenção de Compras para a data, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), revela que as mamães ludovicenses devem comemorar o seu dia com direito a mimo. Na cesta de produtos queridinhos, as preferências do consumidor local não destoaram daquelas apresentadas no último levantamento, em 2019, e as escolhas prioritárias continuam pautadas em um tripé de itens pessoais.
Os artigos de Perfumaria e Cosméticos lideram o ranking da lista com 30% da intenção de presente para a data. Itens de Vestuário e Acessórios foram a segunda principal escolha de compra, apontada por 24,9% dos entrevistados. Os Sapatos, Cintos ou Bolsas posicionam-se no terceiro lugar da lista, atendendo a fatia de 14% dentre as opções apontadas.
No rol de preferências para o regalo do Dia das Mães, outros artigos que aparecem na lista, mas, com menor expressividade, são os Chocolates com 9,2%; Joias e Bijuterias atendendo 8,6%; e Eletroportáteis com 7,7% das intenções de compras.
Um dado importante que a pesquisa revela é o fato de a preferência por estes itens estar diminuindo a cada levantamento, apontando uma possível mudança no hábito de compras do consumidor. Os artigos de Perfumaria e Cosméticos, que já alcançaram 41,1% em 2018, caíram 11,1 pontos percentuais no comparativo com 2022. Produtos como Joias e Bijuterias, aparecem com perda de 8,2 pontos percentuais de 2018 para cá. O encarecimento do preço dos produtos e a redução do nível de renda disponível para consumo pode ter colaborado para este novo cenário.