AGROBALSAS 2022 – Como manter nossos solos férteis e produtivos para evitar a abertura de novas áreas. E ganhar dinheiro com a floresta em pé

  O uso do solo e dos recursos hídricos para a produção de alimentos, fibra,  biomassa e bioenergia precisam do máximo equilíbrio, o que se obtém nas práticas conservacionistas. Cada vez mais o mundo demanda por alimento e demais produtos que vêm que água e da terra. Só este equilíbrio, portanto, garante que os produtores […]

Fonte: Ascom/ Agrobalsas

 

O uso do solo e dos recursos hídricos para a produção de alimentos, fibra,  biomassa e bioenergia precisam do máximo equilíbrio, o que se obtém nas práticas conservacionistas. Cada vez mais o mundo demanda por alimento e demais produtos que vêm que água e da terra. Só este equilíbrio, portanto, garante que os produtores garantam o bem-estar da humanidade por séculos e mais séculos.

A propósito, conforme Aline Leão, engenheira ambiental e especialista em Conservação e Agricultura na The Nature Conservancy, “o  crescimento populacional demanda cada vez mais alimentos, fibras e energia. Ao extrairmos estes recursos geramos pressão sobre a resiliência dos ciclos naturais, cada vez menos regenerativos.”

Conforme ela, que será conferencista e mediadora em duas meses redondas do AGROBALSAS,  dados do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento(LAPIG), mais da metade das pastagens do Cerrado apresentam indícios de degradação, “ou seja, produzem menos e não promovem a recarga de recursos hídricos aos aquíferos e lençóis.”

É preciso reverter esta situação, como a especialista. “Para reverter este quadro precisamos falar sobre o valor da floresta em pé e sobre como manter nossos solos férteis e produtivos para evitar a abertura de novas áreas.”

Ela informa que,  em 2021, a The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, lançou o Guia de Recuperação de Solos Degradados no Cerrado, projeto com apoio da Syngenta e coautoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede ILPF e Fapcen. “O documento apresenta alternativas para uma produção mais sustentável no Cerrado, bioma que concentra 55% do total de produção de carne brasileira e 40% do total da produção de grãos.”

Este guia – informa Aline Leão -, traz indicações de possibilidades para a recuperação e manejo de áreas de pastagem que apresentem algum grau de degradação.

“Atualmente, cerca de 18 milhões de hectares do Cerrado estão degradados ou ocupados com pastagens e cultivos agrícolas. Diante dos dados, a produção sustentável é fundamental para o futuro do planeta. A importância do bioma, que concentra 55% do total de produção de carne brasileira e 40% do total da produção de grãos, reforça a necessidade de ações para reduzir danos”, reafirma.

Sobre a TNC Brasil

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Saiba mais em www.tnc.org.br.

Serviço

A 18ª edição do AGROBALSAS  acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas (MA).  Desde sua primeira edição, o evento é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal.

Fechar