Protesto de moradores da região da Vila Maranhão interdita BR-135

Manifestantes estavam reivindicando melhorias para o transporte público e participação na elaboração do Plano Diretor.

Fonte: Luciene Vieira

Nessa segunda-feira (2), um protesto de moradores da Vila Maranhão e outros bairros vizinhos, em São Luís, interditou um trecho da BR-135, por pedido de melhorias no transporte público local. Os manifestantes utilizaram pneus, troncos e galhos de árvores, além de cartazes durante o bloqueio, que começou por volta das 6h.

Outro motivo para a manifestação seria o desejo da comunidade em participar da elaboração do novo plano diretor da capital maranhense, cujo documento está na Câmara de Vereadores, para apreciação.

Devido à interdição da rodovia, filas de carros se formaram, e a Polícia Militar esteve no local acompanhando o movimento. Inclusive, policiais militares tentaram negociar a desobstrução da via, ao conversarem com os líderes do protesto, mas não houve acordo de imediato. Mesmo assim, o ato acabou ainda pela manhã, depois que foi marcada para a tarde ontem uma reunião com secretários municipais.

O subprefeito da zona rural, Dilmar Araújo, esteve no local do protesto e informou que a reunião seria realizada na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

“Não temos melhorias de nada, por isso fizemos o protesto”, declarou a moradora Jéssica dos Santos.

“Temos problemas de infraestrutura, também, como buracos nas ruas, mas este protesto é para enfatizar a falta de transporte público na área”, destacou a líder do movimento e moradora da Vila Maranhão, Maria Máximo Pires.

Os moradores reclamaram que desde 2012 fazem reclamações sobre pontos específicos, em relação à infraestrutura, e nunca teriam sido atendidos.

NOVO PLANO DIRETOR

Em relação ao novo plano diretor, que está sendo discutido na Câmara de Vereadores, tem audiências públicas para discussões, e os moradores da Vila Maranhão disseram querer participar das reuniões e serem avisados sobre as realizações delas.

TRÂNSITO LENTO

O trânsito ficou lento quase a manhã inteira, mesmo depois da liberação da via, devido a quantidade de veículos parados, o que dificultou a fludez do tráfego.

Fechar