Nosso Centro: Casarão Porta e Janela comemora sucesso do projeto

O prédio abriga o primeiro escritório popular de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, além do Tebas Bar e Café e um coworking

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Inaugurado em outubro de 2021 e participante da ação Adote um Casarão, do Programa Nosso Centro, o projeto Casarão Porta e Janela, localizado na Rua do Ribeirão, no Centro Histórico de São Luís, comemora o sucesso do empreendimento. O prédio abriga o primeiro escritório popular de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, além do Tebas Bar e Café e um coworking.

Além do bar e café, o prédio conta também um coworking, salas de aula para cursos e uma biblioteca colaborativa (Foto: Divulgação)

O escritório popular de Arquitetura e Urbanismo Porta e Janela oferece serviços de projeto, reforma e consultoria em arquitetura e urbanismo, focados em demandas populares.

De acordo com o sócio e administrador do projeto, Marcelo Durans, o Casarão Porta e Janela atua junto aos bairros populares, a fim de que as pessoas com baixo poder aquisitivo tenham acesso ao ofício de arquitetura.

O espaço bar e café do Porta e Janela recebeu o nome Tebas, fazendo alusão ao homem negro escravizado reconhecido como arquiteto (Foto: Divulgação)

O espaço bar e café do Porta e Janela recebeu o nome Tebas, fazendo alusão ao homem negro escravizado que recentemente recebeu o título de arquiteto pela sua grande contribuição para a arquitetura de São Paulo. Além do bar e café, o prédio conta também um coworking, salas de aula para cursos e uma biblioteca colaborativa.

“As atividades realizadas pelo Casarão Porta e Janela visam transformar o casarão em uma micro cidade, onde será possível trabalhar, se divertir, estudar e também resolver questões sobre o universo da arquitetura”, destacou Durans. O projeto promove, ainda, atividades educacionais no contexto da construção civil e direito à cidade, fomentando discussões e ações para uma cidade mais inclusiva e democrática.

 

Fechar