Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura lança edital para mais de 200 atrações do São João de São Luís

Grupos juninos e artistas poderão se inscrever na Praça Maria Aragão, Centro, no período de 9 a 16 de maio

(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A Prefeitura de São Luís lançou edital para seleção de mais de 200 atrações artísticas que farão parte da programação do São João São Luís 2022. Grupos juninos e artistas poderão se inscrever na Praça Maria Aragão, Centro, no período de 9 a 16 de maio deste ano, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, conforme cronograma constante no edital bem como apresentando toda a documentação solicitada. Para acessar o edital completo os interessados devem acessar o link www.saoluis.ma.gov.br/editais.

A programação do São João São Luís 2022 contará com mais de 200 atrações artísticas. A ficha de inscrição consta no Anexo 1 do edital e a divulgação do resultado final da seleção ocorrerá dia 31 deste mês. O edital completo com todas as informações, documentação necessária e anexos pode ser acessado pelo link www.saoluis.ma.gov.br/editais.

Poderão se inscrever, como proponente, artistas e/ou grupos não constituídos juridicamente, através de representação por Pessoa Jurídica (empresários individuais e Sociedades com Fins Lucrativos) que atuem em segmentos da cultura popular, com mais de um ano de constituição.

INSCRIÇÕES

Para que a inscrição seja efetuada devem ser apresentados a ficha de inscrição preenchida e assinada pelo proponente, portfólio do grupo/artista e material de divulgação (fotos, recortes de jornal, folders, documentários etc.), memorial apresentando a história do proponente e sua relevância na construção da cultura maranhense, a configuração de sua apresentação no que diz respeito a tempo de espetáculo, número de participantes, conteúdo musical e/ou dramático, tipo de indumentária (figurino), processo de criação e mais o que possa agregar como identidade de sua proposta, CD e/ou DVD com indicação do formato do arquivo, salvo na mídia, repertório musical, aplicável às categorias de Show Musical e Forró Pé de Serra e mapa de palco para as categorias em que este item se aplicar.

Os proponentes devem ficar atentos quando da separação da documentação e informações requisitadas no edital, pois não serão aceitas modificações ou substituições de dados e de anexos à proposta. Além disso, não serão aceitas inscrições com pendência de documentação, também não serão aceitas inscrições enviadas pelo Correio e não serão recebidos documentos posteriormente à inscrição.

ANÁLISE E SELEÇÃO

Após o período de inscrição, serão formadas três comissões de seleção compostas por técnicos da Secult de notório saber artístico e cultural, nomeados por meio de Portaria pelo com finalidade de analisar e selecionar as propostas.

As propostas serão selecionadas considerando a pontuação de 0 a 20 (zero a vinte), segundo os critérios por categoria constantes no edital, sendo que as propostas classificadas constituirão uma lista de atrações artísticas disponíveis e habilitadas para participarem da programação do São João São Luís 2022 promovido pela Prefeitura.

Na hipótese de empate entre as selecionadas prevalecerá na seleção a que tiver maior nota no critério Excelência Artística; e o grupo/artista constituído há mais tempo.

CATEGORIAS CONTEMPLADAS

O edital contempla as categorias Manifestações da Cultura Popular, que inclui grupos de Bumba Meu Boi dos sotaques de matraca, orquestra, baixada e zabumba; Grupos de Tambor de Crioula; Danças Populares, na qual podem se inscrever grupos de dança portuguesa, dança do boiadeiro, cacuriá, quadrilha, dança cigana e outras; Grupos Alternativos, desde que, na sua apresentação, possuam diversos ritmos e estilos da cultura popular maranhense do período junino; Cultura Popular Mirim, que abrange grupos formados por crianças.

Também estão entre as categorias contempladas Show Musical, para grupo formado por, no mínimo, cinco participantes cujo repertório seja de ritmos tradicionais maranhenses (bumba-meu-boi, cacuriá, tambor de crioula, dança do coco e outros) e ritmos nordestinos (xote, baião, xaxado e outros); Forró Pé de Serra, que inclui grupo formado por três a cinco participantes e elementos da cultura nordestina expressos no ritmo do forró tradicional, a exemplo do Baião, Xote, Xaxado e “Arrasta Pé”, utilizando instrumentos como sanfona, zabumba, triângulo e viola, geralmente referindo-se ao modo de vida nordestino. A última categoria elencada no edital é de Espetáculo Teatral com temas representativos do período junino, que em sua composição apresentem elementos da linguagem cênica.

GRUPOS CONTEMPLADOS

80 Grupos de Bumba-Meu-Boi

30 Grupos de Tambor de Crioula

50 Grupos de Danças Populares

10 Grupos de Danças Alternativos

15 Shows Musicais

10 Grupos de Forró Pé de Serra

05 Expressões Cênicas

06 Manifestações da Cultura Popular Mirim

14 Grupos em Salvaguarda

CRONOGRAMA DO EDITAL

03/05 – Publicação do edital

04 a 06/05 – Impugnação do edital

09 a 16/05 – Inscrições das atrações, exceto nos dias de fim de semana

09 e 10/05 – Convocação dos grupos de Danças Regionais e Alternativos selecionados

11 e 12/05 – Convocação dos grupos de Bumba-meu-boi e Salvaguarda selecionados

13/05 – Convocação dos grupos de Tambor de Crioula e Artes Cênicas selecionados

16/05 – Convocação dos grupos de Shows Musicais e Forró Pé de Serra selecionados

26/05 – Divulgação do resultado preliminar

27 e 30/05 – Apresentação de recursos por parte dos grupos

31/05 – Divulgação do resultado final

Carregando