Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Moradores da Cohama se dizem insatisfeitos com a volta do Arraial Pertinho de Você

Quem mora na região afirmou estar preocupado devido à insegurança que as festas juninas no bairro possam causar.

Moradores da Cohama e bairros vizinhos não querem retorno do Arraial Pertinho de Você, pela insegurança que pode gerar na região (Foto: Divulgação)

A programação do Arraial Pertinho de Você, que ocorre no bairro da Cohama, em São Luís, ainda não tem data para começar, mas os moradores já manifestam suas insatisfações com a volta das festas juninas na localidade.

Incomodados com o medo da violência e a poluição sonora, os moradores fizeram um abaixo-assinado, para tentar impedir que o arraial ocorra. Nessa quinta-feira, algumas pessoas fizeram um ato em frente à Associação de Moradores da Cohama, para tornar público as suas insatisfações.

Caso o arraial aconteça, ele funcionará na área da associação. “Cabe frisar que essa área é da comunidade, é uma área privativa dos associados da Cohama. A diretoria da associação de forma ‘intransigente’, sem comunicar aos moradores, deu ao vereador Astro de Ogum a possibilidade de realização de festas juninas, neste ano de 2022”, informou o morador César Veiga Arruda.

De acordo com César Arruda, o arraial já se encontra em reforma. Ele frisou que os moradores se sentem incomodados com o excesso de barulho proveniente do local, nas realizações do Arraial Pertinho de Você, que já acontece há cerca de cinco anos consecutivos no mesmo endereço.

Os moradores disseram ainda que o arraial da Cohama sempre ocorreu sem a consulta dos moradores. “Estamos preocupados porque não fomos consultados pela diretoria da Associação. E, também, não queremos o arraial, que só traz aumento de criminalidade, é um desassossego total para os moradores do bairro”, destacou César Arruda.

ABAIXO-ASSINADO

Segundo Cesar, há um abaixo-assinado, que será levado para os órgãos competentes, a fim de que se manifestem contra a realização do arraial.

“O abaixo-assinado é especificamente para a não realização das festas juninas. Há outro documento que estamos colhendo assinaturas, devido à inoperância, pelo não atingimento dos fins estatutários, e este documento será levado diretamente para a diretoria da Associação Comunitária dos Moradores da Cohama”, frisou César Arruda.

César também informou que os moradores têm um corpo de advogado que vai tomar as medidas judiciais e extrajudiciais, em favor dos moradores. Ele disse ainda que a associação tem um estatuto social, e nele, o artigo 12 estabelece que qualquer realização em sua área, tem que ser referendada pela assembleia geral.

OUTRO LADO

A diretoria da Associação Comunitária dos Moradores da Cohama é formada por quatro pessoas. Como presidente, Márcio Paulo Freitas Chaves, vice-presidente Adriana Alcântara, secretária Francelina Cardoso, e o tesoureiro é Paulo Sérgio. O presidente do conselho fiscal, Zé Roberto Gaspar.

Por meio de nota, a diretoria se declarou respaldada em seu Estatuto, e afirmou que está promovendo o São João 2022 em parceria com o Arraial Pertinho de Você.

“Com o devido apoio da comunidade, que é contemplada com uma manifestação cultural de grande alcance social, gerando renda à população, com barracas, feiras de artesanato, a Associação terá como contrapartida a reforma de sua sede, que está totalmente deteriorada e abandonada por uma gestão anterior de 20 anos”, diz trecho da nota.

A diretoria da Associação Comunitária dos Moradores da Cohama disse ainda que está promovendo reuniões com seus associados e a comunidade em geral para discutir a participação dos associados/moradores.

“Um pequeno grupo de moradores (oito pessoas), que nunca procuraram a Diretoria, para tais esclarecimentos e informações, reivindica suas demandas e dúvidas, por meio de protestos infundados, calúnias e difamações contra seus diretores e responsáveis pelo arraial sob o pretexto de falarem ‘em nome da comunidade’, quando na realidade são pessoas da chapa derrotada, que estão insuflando os moradores contra a Diretoria”, informa outro trecho da nota.

Carregando