Colocar a sua marca na internet é muito mais do que criar um site. É preciso ter uma presença mais ativa online que vai realmente fazer a diferença nos resultados da sua empresa.
Embora a criação de um site seja parte importante e uma porta de entrada para a sua marca na internet, é preciso ir além e desenvolver estratégias que vão conversar com o seu público que consome conteúdo online e podem ser clientes em potencial do seu negócio que você está perdendo por não saber se posicionar.
Pensando nisso, trouxemos 5 passos importantes para colocar a sua marca na internet e começar essa jornada online que pode render muitos frutos para o seu negócio.
Atualmente, a internet é uma das melhores formas de alcançar mais pessoas, então coloque as mãos na massa e faça sua marca acontecer!
1 – Esteja presente em todas as plataformas que puder
O primeiro passo é efetivamente criar a sua presença online nas mais diversas plataformas. Neste primeiro momento, é fundamental comprar domínio com o nome da sua marca, criar um site com um bom design, além de abrir contas profissionais nas redes sociais mais utilizadas pelos usuários.
Também pode ser interessante criar conteúdo para redes não tão conhecidas caso o seu público esteja predominante nelas. Ainda assim, é importante estar presente nas redes mais conhecidas e que te dão a oportunidade de estar mais perto das pessoas que são potenciais seguidores e usuários da sua marca.
Para um bom posicionamento da sua marca, procure investir em redes que você terá condições de manter. Por isso, é importante fazer um planejamento para que elas não fiquem abandonadas, principalmente quando se trata do site oficial da marca, que deve ser uma das principais plataformas a ser priorizada.
2 – Produza conteúdo de qualidade
Se você deseja construir uma marca relevante na internet, é preciso começar a produzir conteúdo de qualidade e que vai realmente fazer a diferença para os usuários. Quanto mais você ajuda ou entretém o seu público, maiores são as chances da sua marca ser vista como referência.
Cada plataforma possui a sua forma de compartilhamento de conteúdo. Algumas permitem a publicação de fotos e vídeos, enquanto outras são de textos curtos, vídeos curtos ou posts de blog. É preciso estar atento aos formatos para adequar o conteúdo para cada plataforma.
Aproveite que você já tem que escolher o seu domínio e criar um site, utilize essa plataforma para a criação de um blog da marca. Essa é uma boa forma de explorar o seu site e trazer usuários de outras redes para sua plataforma própria, uma vez que as redes sociais são um “terreno alugado” que você pode perder de uma hora para outra.
Ter um blog próprio com alto engajamento é importante para se prevenir caso algo aconteça nas suas contas nas redes sociais. Este é um canal próprio onde você escolhe as regras e pode ser completamente personalizado para atender as expectativas do seu público.
O WordPress é uma boa opção de plataforma para quem está começando e deseja investir em um projeto web minimamente profissional.
3 – Faça pesquisas para entender o mercado online
Se você está começando a colocar a sua marca na internet, é interessante analisar o que as outras marcas parecidas com a sua estão fazendo. A ideia não é copiar e sim entender o que está funcionando para as marcas de sucesso e saber o que pode ser adaptado para que o seu público goste do seu posicionamento.
Na sua pesquisa, você vai fazer uma análise de mercado, entender como as marcas estão compartilhando seus conteúdos, notar a reação do público para cada estratégia utilizada e pegar insights que podem ser importantes para o posicionamento da sua marca.
Por isso, diversifique a análise das marcas, saia um pouco da zona de conforto e entenda o que marcas que não são do seu setor estão fazendo.
Com isso, analise se o que aprendeu pode ser adaptado a ponto de gerar uma nova estratégia de compartilhamento de conteúdo ou engajamento que vai fazer a diferença no seu negócio.
Quanto mais insights você tiver, mais fácil se tornará o processo criativo que vai ajudar o conteúdo da sua marca a ser bem visto nas plataformas em que está presente.
4 – Utilize estratégias de tráfego pago
Uma boa forma de escalar a visibilidade da sua marca online é pagando para que mais pessoas interessadas possam receber o seu conteúdo. É justamente isso o que o tráfego pago faz por você.
Sendo assim, por meio de campanhas bem configuradas é possível alcançar mais pessoas de acordo com os interesses de cada um.
O tráfego pago pode ser uma maneira de criar anúncios do seu produto, chamar usuários para as suas redes ou incentivar a execução de uma ação. Tudo vai depender do seu objetivo, como você deseja trabalhar o seu tráfego, orçamento disponível, público-alvo, entre outros detalhes.
Por outro lado, o tráfego orgânico pode fazer muito por você, mas as estratégias de anúncios pagos são uma maneira de deixar a sua marca mais ativa e mostrando conteúdo para pessoas que realmente estão interessadas no que sua empresa produz.
A grande vantagem dos anúncios pagos é que todos os detalhes de quem recebe o anúncio podem ser configurados de acordo com cada estratégia para cada conteúdo.
5 – Faça uma análise de suas métricas
Todas as plataformas possuem formas de analisar as métricas do seu conteúdo. Essa é uma ferramenta que está disponível nas redes para que as empresas tenham noção de como o seu conteúdo está sendo aceito pelos usuários.
Seja nas redes sociais ou por meio do Google Analytics, é fundamental analisar como o seu conteúdo está se posicionando e entender a reação do público a sua marca. Só assim é possível criar estratégias cada vez mais personalizadas, entendendo o que funciona e o que não está fazendo diferença nos resultados.
Portanto, essas ferramentas de análise ajudam a entender o que causa mais engajamento, quais são as características do público que mais se identifica com a sua marca e muito mais. São informações valiosas que podem fazer toda a diferença para a sua marca na internet.
Dica extra – Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca
Quando alguém quer saber algo, o primeiro lugar a se pesquisar é em um buscador, como o Google, por exemplo. Em todas as pesquisas, os primeiros resultados são os conteúdos mais relevantes para aquilo que o usuário busca e não é por sorte que eles estão ali.
Cada vez mais é preciso encontrar formas de otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca. As regras de SEO (Searching Engine Optimization) servem para que o conteúdo produzido seja realmente relevante para aquilo que o usuário busca.
Portanto, é importante saber tudo sobre essas regras para se posicionar cada vez melhor nas pesquisas. As estratégias vão desde buscar um domínio de site com palavras-chaves até o investimento em anúncios pagos.
É importante conhecer e utilizar todas elas!
Estes são os primeiros passos que você vai dar para colocar sua marca na internet. Achou que era só registrar domínio e fazer um site? As marcas de sucesso online estão fazendo muito mais do que isso!