Atualização do mercado financeiro global

Os dados da inflação nos EUA para o mês de março, que é medida através do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), surpreendeu o mercado

Fonte: Da redação

Os dados da inflação nos EUA para o mês de março, que é medida através do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), surpreendeu o mercado e veio abaixo do esperado. O resultado do IPC veio 0,3%, sendo menor que o esperado e também menor que o resultado do mês de fevereiro. Uma das medidas para reduzir maior inflação em 40 anos, segundo a diretora do FED, será diminuir o balanço patrimonial e aumentar a taxa de juros. O FED aumentou a sua taxa de juros no mês passado em 0,25 ponto percentual no mês passado, um aumento que não era visto durante três anos.

Já no Brasil, os dados da inflação também surpreenderam, só que negativamente. O IPC brasileiro teve seu maior resultado desde 1994, subindo 1,62% para o mesmo de março, o maior em 28 anos. Um dos fatores para esse aumento maior que esperado foi o início da guerra na Ucrânia e consequentemente a alta no barril de petróleo. Fatores como fatores climáticos influenciando safras para exportação e consumo interno colaboraram com esse aumento recorde.

No meio de dados não tão positivos para o mercado de ações em todo o mundo, os investidores estão alterando o mercado de ações como conhecemos hoje. Tony DeSpirito, CIO da BlackRock disse que a maneira de se fazer dinheiro no mercado de ações será diferente nos próximos anos. Nos anos anteriores a pandemia o mercado financeiro estava em um estado onde experimentava uma taxa muito pequena de crescimento, inflação e juros. Com chegada da pandemia e seu efeito devastador no mercado, isso tudo mudou, e parece que mudou para sempre.

Um dos grandes exemplos que mostram como o mercado de ações está passando por uma grande mudança é a possibilidade e facilidade em fazer trades de forma online. Plataformas como a easyMarkets, que fornece a possibilidade de realizar trading online, tem chamado muita atenção recentemente. Além de fornecer diversas ferramentas para análise gráfica e  análise de padrões, a plataforma oferece a possibilidade de você fazer trades através do seu computador ou celular, onde quer que você esteja.

Até mesmo o mercado de criptoativos está passando por um momento difícil, além das criptomoedas enfrentarem problemas ambientais, o nível de juros fornecido pelo FED está impactando fortemente no mercado de criptomoedas. Tudo indica que um colapso das criptomoedas está para acontecer novamente, mas caso aconteça, o mercado de criptoativos pode se recuperar muito mais fácil que o mercado tradicional de ações. Mas o mercado de criptoativos tem indo relativamente bem até o momento, fatores como a explosão de popularidade das NFTs e do Metaverso mostram o potencial do mercado de criptomoedas.

Agora o mercado aguarda o próximo aumento na taxa de juros do FED, que deve ser analisado nos próximos meses. O previsto é de um aumento de 0,50 ponto percentual, para que o combate a inflação de forma mais eficiente. No Brasil, o Banco Central também já projeta um aumento em maio, que segundo os especialistas devem subir para 12,75% anuais. Porém o valor ainda não é um consenso entre os economistas.

Fechar