Bebê de 8 meses com sintomas de gripe morre após receber injeção em hospital

A médica contou à polícia que a criança estava em parada cardíaca, e que foi realizada uma massagem para circular oxigênio.

Fonte: Redação / Nicole Leslie

Após dar entrada com sintomas de gripe em uma unidade de saúde na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, um bebê de oito meses morreu ao receber uma injeção.

Valentim Viegas Mazagão dos Santos foi medicado e já estava indo embora com a família quando começou a passar mal. Uma equipe médica ainda tentou reanimá-lo, mas ele foi a óbito às 17h da sexta-feira, 13. O hospital informou que ocorreu uma broncoaspiração do catarro [respirou a secreção e engasgou].

A família do bebê relatou que ele estava com uma tosse constante e um pouco de catarro, então, decidiu levá-lo ao Centro Clínico Frei Galvão da Notredame Intermédica, que fica no distrito Vicente de Carvalho.

A pediatra que atendeu o bebê solicitou um exame de raios X e indicou a medicação com corticoide. Ao mesmo tempo, a família foi informada de que a unidade de Guarujá não dispõe de equipamento de raios X, apenas o centro clínico em Santos, cidade vizinha.

Segundo a família, a médica insistiu para que a medicação fosse aplicada em Guarujá e que o exame fosse realizado posteriormente. Diante disso, Valentim recebeu hidrocortisona intramuscular 100 mg na lateral da coxa.

Quando a família se preparava para voltar para casa, a criança desmaiou, no estacionamento do hospital. O bebê foi levado às pressas para a emergência, e a equipe médica tentou reanimá-lo por 30 minutos, antes de entubá-lo.

De acordo com a família, a médica pediatra informou que a morte de Valentim aconteceu porque ele broncoaspirou catarro. “Isso não pode ficar impune. Sei que não trará o neném de volta, mas não podemos permitir que outras famílias passem por essa dor”, desabafou Madalena Mazagão, tia do bebê.

O caso foi registrado como morte suspeita, súbita e sem causa determinante aparente na Delegacia de Polícia (DP) Sede de Guarujá na noite de sexta-feira, 13.

A médica contou à polícia que o paciente estava em parada cardíaca, e que foi realizada uma massagem para circular oxigênio e manobra de ressuscitação. Ela explica que, como o bebê estava cianótico [com partes do corpo azuladas ou acinzentadas] e com parâmetros de saúde em níveis baixos, a equipe precisou entubá-lo.

Ainda segundo a médica, Valentim estava com bastante secreção no nariz e na boca, razão pela qual teria aspirado o catarro. Ela disse, ainda, que o bebê recebeu acesso central, por onde aplicaram medicações e adrenalina.

A profissional, em depoimento à polícia, afirmou que a equipe fez tudo o que poderia ter sido feito para salvar o bebê.

Fechar