AQUISHOW 2022 – “Estamos trilhando o caminho de tornar a feira reconhecida internacionalmente”, diz Emerson Esteves

Após dois anos sem realização por conta da pandemia do novo coronavírus, evento volta em sede nova.

Fonte: Antônio Oliveira

Faltam pouco mais que 15 dias para a realização da Aquishow Brasil 2022 que, neste ano, após dois anos sem realização por conta da pandemia do novo coronavírus, volta em sede nova, atendendo ao crescimento extraordinário do evento. A feira será realizada na cidade de São José do Rio Preto, uma das maiores cidades do estado de São Paulo.

Eu entrevistei um de seus executivos, Emerson Esteves, que também é presidente da PeixeSP. O executivo é a imagem do clima que reina entre organizadores, parceiros, aquicultores e expositores: alegria e otimismo com o sucesso cada vez maior do evento.

“Nós, da AQUISHOW BRASIL, vamos sempre trabalhar para contribuir com toda a cadeia de produção aquícola. Somos um evento que busca sempre trazer tecnologias e esperança para o povo das águas”, diz ele nesta entrevista.

Antônio Oliveira – Emerson, faltando pouco mais que 20 dias para o início da Aquishow Brasil, como estão os preparativos para o evento?

Emerson Esteves – Estamos com uma equipe enorme na montagem de toda a estrutura, pois temos que montar o galpão de expositores, além de anfiteatro, banheiros e cozinha, com energia elétrica, água, enfim, toda a infraestrutura necessária para realização do evento.

Antônio Oliveira – Tendo como base, nesta retomada, os resultados altamente positivos de público visitante e negociações, principalmente os da Agrishow 2022, o que esperar com a versão aquicultura de um evento no nível de uma Agrishow?

Emerson Esteves – As expectativas são as melhores possíveis. A Agrishow é uma inspiração para nós, tanto pelo formato quanto pelo sucesso alcançado. Ainda temos muita coisa para conquistar com a AQUISHOW BRASIL, uma feira que é única em seu formato e estilo no Brasil e no mundo. Nossa expectativa é receber cerca de 5 mil visitantes e gerar milhões em negócios.

Antônio Oliveira – O crescimento das exportações de peixes de cultivo neste último trimestre do ano multiplica os ânimos dos organizadores e expositores da Aquishow Brasil?

Emerson Esteves – São conquistas que animam todos nós, pois temos a certeza de que o peixe tem um potencial gigantesco de conquistar o mundo. Nós, da AQUISHOW BRASIL, vamos sempre trabalhar para contribuir com toda a cadeia de produção aquícola. Somos um evento que busca sempre trazer tecnologias e esperança para o povo das águas.

Antônio Oliveira – A cada ano, a Aquishow Brasil chama atenção do setor de aquicultura internacional. Você acredita que, neste ano, a feira se projeta de vez nos mercados tradicionais de aquicultura no mundo? A Aquishow tem esta vocação ou objetivo?

Emerson Esteves – Estamos trilhando o caminho de tornar a feira reconhecida internacionalmente. A mudança de sede para um grande centro é um caminho importante para a globalização. Temos que mostrar para o mundo o potencial e as tecnologias que temos aqui. Nesta edição, temos inscritos de várias partes do mundo e isso nos anima muito e nos mostra que estamos no caminho certo para transformar a AQUISHOW BRASIL em um dos principais eventos do mundo.

Antônio Oliveira – Para finalizar, gostaria de transmitir uma mensagem aos expositores, visitantes e governos?

Emerson Esteves – Estamos há dois anos sem realizar a feira, devido à pandemia. Nesse período todo, de muita incerteza, sempre pensamos no melhor para o setor, amparados em opiniões e sugestões de vários amigos. Eu e a Marilsa (Fernandes, outra executiva da feira) somos “apeixonados” que buscam sempre fazer o melhor. Aos expositores, quero aqui deixar um muito obrigado pela confiança e carinho que têm conosco.

A grande maioria dos expositores tem seu estande reservado e pago desde 2020 e 2021, e nenhum deles cancelou ou pediu a restituição dos valores pagos. Isso nos emociona muito, pois demonstra confiança e parceria com a feira. Os visitantes podem esperar uma experiência única e inesquecível de aprendizado, troca de experiência e imersão no mundo aquícola. Venha nos prestigiar e viver essa emoção. E, por fim, nossos governos. Temos um modelo tripartite, em que precisamos de município, estado e união para avançar. Os gargalos são grandes para tornar o Brasil o país do peixe. Precisamos de políticas públicas mais favoráveis, menos tributos, linhas de créditos com fácil acesso e menos burocracia, para não atrapalhar quem quer trabalhar.

Antônio Oliveira – Emerson, muito obrigado por esta entrevista, sucesso e até lá. Estaremos lá cobrindo o evento em full time.

Emerson Esteves – Obrigado, Antônio Oliveira, pela cobertura imparcial e muito profissional de todo setor. Vamos nos encontrar presencialmente depois de dois anos. Contamos com a presença de todos. Um forte abraço.

Aquishow Brasil

A Aquishow Brasil será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP), de 24 a 27 de maio. Anteriormente, o evento era feito em Santa Fé do Sul (SP), mas, devido à expansão do setor e ao crescimento da própria Aquishow, a mudança de sede para uma cidade com mais infraestrutura foi necessária.

Além de atividades técnico-comerciais, como palestras e minicursos, o público poderá conferir 91 estandes, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.
Vale ressaltar que, no último dia (27/05), não haverá programação – apenas uma visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto às 7h e previsão de retorno às 15h30.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA (Instituto de Pesca), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento ainda conta com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas.

Serviço

O que: 11ª Aquishow Brasil

Quando: De 24 a 27 de maio de 2022

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)
Ingressos e informações: www.aquishowbrasil.com.br

*Antônio Oliveira, colaborador do Jornal Pequeno, é radialista, jornalista com dedicação ao MATOPIBA e escritor.

Fechar