Embrapa Cocais fala sobre inovação social na AgroBalsas 2022

Durante a realização da AgroBalsas, maior evento do agronegócio no Maranhão, a pesquisadora e chefe de transferência e tecnologia da Embrapa Cocais, Guilhermina Cayres, vai participar de debate sobre “O potencial da Inovação Social como fator de desenvolvimento econômico no Maranhão”. A pesquisadora irá abordar como os projetos de inovação social com quebradeiras de coco […]

Fonte: Embrapa Cocais
 -

Durante a realização da AgroBalsas, maior evento do agronegócio no Maranhão, a pesquisadora e chefe de transferência e tecnologia da Embrapa Cocais, Guilhermina Cayres, vai participar de debate sobre “O potencial da Inovação Social como fator de desenvolvimento econômico no Maranhão”. A pesquisadora irá abordar como os projetos de inovação social com quebradeiras de coco e alimentos com babaçu se tornaram a referência para a construção da política de inovação social do governo do Maranhão, por meio de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado – SECTI, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e a startup Conecta Brasil 360. O evento é uma realização da SECTI e irá reunir hoje, 17 de maio, a partir das 18h,  ainda outras iniciativas de inovação social no Maranhão.

A inovação social em parceria com quebradeiras de coco se espelhou no negócio Delícias do Babassu, gerido por quebradeiras de coco babaçu quilombolas da Comunidade de Pedrinhas Clube de Mães de Anajatuba – MA. A Embrapa Cocais buscou a Conecta Brasil 360 para proporcionar visibilidade, conexão e estruturação de negócios para os produtos oriundos do coco babaçu. Segundo Guilhermina, “já existia a comercialização dos produtos de babaçu, mas sem a profissionalização do negócio. Então foi realizada capacitação para estruturar melhor o empreendimento coletivo e promover gestão de empreendimento coletivo, identificação e agregação de valor aos diversos subprodutos do babaçu e construção da marca, do processo produtivo e do negócio”.

O Inova Maranhão é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que tem como objetivo estimular junto à sociedade maranhense o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento sustentável e inovação social. O programa nasceu em 2015, inicialmente como um programa de incubação de Startup.

Inovação social na Embrapa – São desenvolvidos projetos de pesquisa em inovação social, organizados no Portfólio Inovação Social na Agropecuária, elaborados e implementados em conjunto com diferentes parceiros e redes. O objetivo é buscar soluções para problemas sociais e ambientais por meio das vertentes: inovação social territorial, desenvolvimento territorial e multifuncionalidade territorial.

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Fechar