As Casas Terapêuticas 1, 2 e 3, que acolhem e mantém pacientes egressos do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, promoveram uma atividade em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado todo dia 18 de maio.
![](http://jornalpequeno.com.br/media/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-18-at-15.58.08.jpeg)
Em ação realizada na manhã desta quarta-feira, na Avenida Litorânea, em São Luís, os moradores das Residências Terapêuticas, acompanhados pelos monitores e diretores das unidades, realizaram uma caminhada pelo calçadão distribuindo panfletos aos frequentadores.
![](http://jornalpequeno.com.br/media/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-18-at-15.58.07.jpeg)
A luta antimanicomial busca promover ações por uma forma de atendimento mais humanizado a pacientes psiquiátricos.
O objetivo da ação, de acordo com Andressa Castro, coordenadora da Residência Terapêutica II, é propiciar aos moradores um momento extramuros que os aproximem do convívio social: “É importante tirá-los da rotina e inseri-los, de alguma forma, na sociedade. Mostrar que eles podem desenvolver atividades como qualquer outra pessoa, e desmistificar os locais onde essas pessoas vivem, que antes eram chamados de manicômio”, frisou.
Aos 27 anos, Karla Regina Nunes Pereira é um exemplo do trabalho realizado pelas Residências Terapêuticas. Expansiva, comunicativa, consegue se habituar naturalmente no seio social, sem se sentir introvertida com a sua condição psiquiátrica: “Estamos aqui para conscientizar as pessoas sobre a saúde mental. Mostrar que é importante se alimentar bem, praticar atividades físicas e ter uma vida mais ativa. Estamos muitos felizes, porque nos sentimos acolhidas e os coordenadores cuidam de todos com muito amor”, destacou a jovem moradora.
![](http://jornalpequeno.com.br/media/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-18-at-15.58.06.jpeg)
Após a panfletagem, os 10 moradores que participaram da atividades foram agraciados com um café da manhã, especialmente preparado pela equipe das Residências Terapêuticas, unidades do Estado gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).