Residências Terapêuticas realizam atividade na Litorânea em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

A campanha visa promover ações por uma forma de atendimento mais humanizado a pacientes psiquiátricos.

Fonte: Redação

As Casas Terapêuticas 1, 2 e 3, que acolhem e mantém pacientes egressos do Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, promoveram uma atividade em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado todo dia 18 de maio.

Residências Terapêuticas realizaram atividade na Litorânea em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (Foto: Divulgação)

Em ação realizada na manhã desta quarta-feira, na Avenida Litorânea, em São Luís, os moradores das Residências Terapêuticas, acompanhados pelos monitores e diretores das unidades, realizaram uma caminhada pelo calçadão distribuindo panfletos aos frequentadores.

Karla Regina distribui panfleto para frequentador da Litorânea (Foto: Divulgação)

A luta antimanicomial busca promover ações por uma forma de atendimento mais humanizado a pacientes psiquiátricos.

O objetivo da ação, de acordo com Andressa Castro, coordenadora da Residência Terapêutica II, é propiciar aos moradores um momento extramuros que os aproximem do convívio social: “É importante tirá-los da rotina e inseri-los, de alguma forma, na sociedade. Mostrar que eles podem desenvolver atividades como qualquer outra pessoa, e desmistificar os locais onde essas pessoas vivem, que antes eram chamados de manicômio”, frisou.

Aos 27 anos, Karla Regina Nunes Pereira é um exemplo do trabalho realizado pelas Residências Terapêuticas. Expansiva, comunicativa, consegue se habituar naturalmente no seio social, sem se sentir introvertida com a sua condição psiquiátrica: “Estamos aqui para conscientizar as pessoas sobre a saúde mental. Mostrar que é importante se alimentar bem, praticar atividades físicas e ter uma vida mais ativa. Estamos muitos felizes, porque nos sentimos acolhidas e os coordenadores cuidam de todos com muito amor”, destacou a jovem moradora.

Após a ação, moradores foram agraciados com um café da manhã especial (Foto: Divulgação)

Após a panfletagem, os 10 moradores que participaram da atividades foram agraciados com um café da manhã, especialmente preparado pela equipe das Residências Terapêuticas, unidades do Estado gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).

Fechar