Hospital Nina Rodrigues promove atividade no Dia da Luta Antimanicomial

O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta por direito das pessoas com sofrimento mental.

Fonte: Redação

No Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nessa quarta-feira, 18 de maio, o Hospital Nina Rodrigues, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde, promoveu atividade para os colaboradores em alusão à data.

Hospital Nina Rodrigues promoveu atividade no Dia da Luta Antimanicomial (Foto: Divulgação)

O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta por direito das pessoas com sofrimento mental. Faz lembrar que, como qualquer cidadão, o paciente acometido por transtornos psiquiátricos têm o direito fundamental à liberdade e de viver em sociedade.

Uma data para lembrar que essas pessoas possuem o direito a receber cuidados e tratamento, sem precisar renunciar seu lugar de cidadãos.

Para Nathália Figueiredo, Diretora Administrativa do Nina Rodrigues, a data é emblemática para conscientização das pessoas sobre a importância de oferecer um atendimento mais humanizado a pacientes psiquiátricos: “O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, além de combater o conceito de isolamento dos pacientes psiquiátricos, ajuda a trabalhar a inclusão e o tratamento humanizado às pessoas. A iniciativa busca ampliar os acessos à assistência para quem possui sofrimento psíquico, com foco no cuidado integral e ações de prevenção”, frisou.

Paralelamente ao Dia da Luta Antimanicomial, o Hospital Nina Rodrigues implantou o projeto “Consultório Farmacêutico”, idealizado e executado pelo coordenação de farmácia, Dairton Lean.

HNR também implantou o projeto “Consultório Farmacêutico” (Foto: Divulgação)

Como parte das ações, foram realizadas orientações farmacêuticas sobre o uso racional de medicamentos para pacientes e acompanhantes atendidos no ambulatório do HNR.

Fechar